PESQUISA EXPLORATÓRIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA JUNTO AO CORPO DISCENTE NO IFSP
Resumo
O artigo apresenta um estudo de caso em pesquisa exploratória no interesse de avaliar a opinião do corpo discente do campus Jacareí do IFSP acerca de suas expectativas de prosseguimento em estudos superiores. O referencial teórico conceitua os tipos de pesquisas com base em seus objetivos gerais dando destaque à modalidade exploratória aqui utilizada. Tal procedimento exploratório, de caráter qualitativo, foi elaborado com uma amostra de 103 alunos e assim determinada pela acessibilidade dos dados e conveniência na aplicação, sendo portanto uma amostra não probabilística. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e junho de 2016 propiciando levantar informações relevantes para o processo de gestão político-administrativo do campus. Os resultados constataram uma positiva aceitação de um curso superior Tecnológico de Design de Interiores e uma possibilidade real para verticalização deste eixo tecnológico.
Palavras-chave: Pesquisa de opinião. Gestão escolar. Avaliação institucional.