INTENSIFICAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Nelson Pinto da Mota

Resumo

O presente artigo visa discutir a necessidade e a importância do uso de recursos interativos, como os jogos educativos pelos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de melhorar o rendimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e nas relações sociais. Propõe-se, ademais, difundir o uso das tecnologias de informação, criando uma situação favorável à aplicação de novos recursos interativos relacionados ao ensino de Biologia, bem como suas relações com o mundo e com a rotina dos discentes dentro e fora da escola. Destaca-se, também, a necessidade de dedicação e planejamento docente, cujo desenvolvimento prático, aliado ao processo de ensino-aprendizagem, possibilita a informatização do ensino, promovendo maior interesse dos alunos e melhorando a assimilação de nomenclaturas, processos e métodos biológicos, diminuindo, assim, as dificuldades regulares de aprendizagem que se apresentam ao longo do processo.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Jogos Educativos. Docente. Ensino-Aprendizagem. Ciências Biológicas.

By this article we discuss the need and importance of using educational games’ interactives features by teachers whose goal is Youth and Adults Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in order to improve the teaching learning and social relationship. Besides, we propose showing possibilities of using technologies information’s methods and situation favorable to create new interactives features useful to Biological Sciences’ learning and teaching, its relations to the world and students’ routine in or out of school. We also mark teachers’ dedication and planning whose practical improvement along with learning-teaching process gives the possibility to develop work’s methodologies applied to resources related to teaching’s informatization in order to stimulate interest about the nomenclatures and biological process reducing the regular difficulties that arises throughout the school.

Keywords: Youth and Adult Education. Educational Games. Teacher. Teaching-Learning. Biological Sciences.

Downloads

Publicado

14.01.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares