OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS

Autores

  • Bruno Nogueira Luz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP
  • Rafael Santos
  • Marcelo de Paiva Guimarães

Resumo

Objetos de Aprendizagem são recursos computacionais que permitem uma abordagem diferenciada a determinados conteúdos. Através da sua padronização, busca-se facilitar a criação desses conteúdos e a sua reutilização. Porém objetos de aprendizagem não fornecem recursos para que os professores possam conhecer as dificuldades dos alunos de forma imediata e interativa. Este artigo apresenta um modelo de padrão para Objetos de Aprendizagem que favorece a interatividade entre os alunos e professores; e que, além disso, é capaz de auxiliar o processo de ensino permitindo que o professor monitore o desenvolvimento do aluno e interaja com ações pré-determinadas. Esse padrão proposto é derivado do SCORM e foi implementado na ferramenta eTutor. O resultado do uso desse padrão é também apresentado nesse trabalho após a validação em sala de aula.

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem. E-Learning. Interação.

Learning objects are computer resources that allow a differentiated approach to certain contents. Through its standardization we seek to facilitate the creation of such contents and their reuse. However, learning objects do not provide resources for teachers to meet students' difficulties immediately and interactively. This article presents a standard model for learning objects that favors interactivity among students and teachers; and, in addition, it is able to assist the learning process by allowing teachers to monitor pupils´ development and interact with pre-determined actions. This proposed standard is derived from SCORM and was implemented in the eTutor tool. The result of this pattern use is also presented in this paper after validation in the classroom.

Keywords: Learning Objects. E-Learning. Interaction.

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Publicado

30.06.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares