MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (nTICs) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Eder Aparecido de Carvalho Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Fabiana Gonçalves UNESP de Assis

Resumo

O presente trabalho visa analisar a articulação entre Material Didático Impresso (MDI) e as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (nTICs) no âmbito da Educação a Distância. Inicialmente, realizar-se-á um breve retrospecto histórico da educação a distância – EAD. Em seguida, as vantagens e limitações apresentadas pela mídia impressa assim como pela mídia digital – nTICs serão observadas. Por fim, o artigo procurará demonstrar os benefícios do uso integrado entre tais ferramentas educacionais.

Biografia do Autor

Eder Aparecido de Carvalho, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Assistente Social do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Câmpus Votuporanga) e Docente da Faculdade Futura (ICETEC). Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Câmpus Araraquara), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2005) e Licenciatura em Sociologia pelo Instituto Dottori (2014). Também possui Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense (2013); Especialização em Gestão do Sistema Prisional e Gerenciamento de Crises pela Faculdade de Selvíria-MS (2010) e Aperfeiçoamento em Política Social Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2014). Tem participado de Projetos de Pesquisa e Extensão no âmbito do Pensamento Político e Social no Brasil, Diversidade Cultural Brasileira e Inclusão Social. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e sociais (com destaque para políticas de assistência estudantil), cidadania, democracia, poder moderador, sistema eleitoral e partidário.

Fabiana Gonçalves, UNESP de Assis

Possui Graduação em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis. Doutorado e Mestrado em Letras pela mesma instituição. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

31.03.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares