Simulação e implementação de uma célula didática de manufatura integrada
Resumo
A indústria nacional visando maior integração e participação no mercado global tende a investir na automação de suas linhas de produção, visando maior eficiência e qualidade em seus produtos e procurando responder de forma rápida e, eficiente às mudanças impostas pelo mercado. Nesse contexto, os sistemas flexíveis de manufatura (FMS), têm apresentado bons resultados, entre eles a melhor utilização de máquinas e equipamentos, redução de estoque intermediário, entre outras vantagens. No entanto, a sua utilização requer um amplo conhecimento técnico, o qual permitirá que a empresa desfrute dos benefícios gerados pela utilização do FMS. Considerando essas necessidades o presente trabalho visa aliar o conhecimento teórico deste conceito de manufatura, a simulação e aplicação prática, apresentando uma modelagem simulada e a implementação de um FMS para a seleção peças de acordo com o tamanho e material. O modelo desenvolvido tem como principal proposta aprimorar técnicas de ensino, para aplicação em cursos técnicos e tecnológicos com matérias multidisciplinares como, por exemplo, o de mecatrônica. Para tal foi utilizado um equipamento didático, o qual integrou dois manipuladores robóticos a uma esteira transportadora com dispositivos mecatrônicos utilizados em automação industrial; simulando um ambiente semelhante a uma planta fabril, cujo emprego pode ser tanto para a pesquisa como, na aplicação de conceitos teóricos estudados pelas várias áreas de conhecimento. A modelagem juntamente com as simulações melhora a compreensão do sistema por parte do aluno, o que permitiu reduzir o tempo médio do processo de aprendizagem e, de instalação do equipamento, quando comparado ao ensino teórico sem a utilização de simulação.
Palavras chave: FMS, Simulação, Robótica, Automação.