FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UM ESTUDO SOBRE OS LANÇAMENTOS DO TOYOTA-ETIOS E DO HYUNDAI-HB20
Resumo
O mercado automobilístico brasileiro apresentou altas taxas de crescimento nas vendas nos anos recentes. Especificamente no segmento de carros compactos, as montadoras Toyota e a Hyundai lançaram em 2012, respectivamente, seus modelos Etios e HB20, reconfigurando o posicionamento das montadoras nesse segmento. Utilizando a abordagem dos Fatores Críticos de Sucesso, este estudo analisa as estratégias de lançamento destes dois veículos. Foi adotada neste artigo a metodologia de Estudo de Caso, com levantamento de dados secundários. Por meio deste estudo, foi possível perceber uma grande diferença na importância e atenção dada pelas montadoras aos fatores de Design e Desenvolvimento do Produto. A Hyundai enfatizou o entendimento das características particulares do consumidor brasileiro e na concepção de um produto adaptado às suas preferências. Por outro lado, a Toyota enfatizou a qualidade mecânica, espaço interno e a força de sua marca. Em termos de vendas, o HB20 apresentou desempenho superior no período analisado. Este resultado, aliado às análises das informações coletadas, sugerem que o entendimento das características do consumidor e o desenvolvimento de um produto de acordo com suas preferências são importantes fatores críticos de sucesso no mercado automobilístico.