METOLOGIA DE PESQUISA NO IFSP: DIAGNÓSTICO NOS CAMPI DE ARARAQUARA E SÃO CARLOS
Resumo
Considerando a importância da comunicação científica no contexto atual da produção e disseminação do conhecimento, este estudo procura analisar a inserção de disciplinas de metodologia científica – ou similares – nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) dos cursos superiores de dois campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A pesquisa é de caráter descritivo-exploratório, apresentando coleta de dados documental para levantamento das informações. A análise dos resultados é essencialmente quantitativa. Verifica-se que os cursos analisados contemplam disciplinas relacionadas à metodologia científica, ainda que aspectos de padronização relacionados aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) possam ser melhorados.
Palavras-chave: Comunicação Científica. Linguagem Científica. Metodologia de Pesquisa. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Considering the importance of scientific communication in the current context of knowledge production and dissemination, this study aims to present the inclusion of scientific research methodology subjects (or something similar) in the Pedagogical Projects of Courses in two campi of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. The research is descriptive and exploratory, with document analysis for information survey. The analysis is essentially quantitative. The results show that the courses analyzed include subjects related to scientific methodology, but also reveal that the aspects related to standardization of monographs can be improved.
Keywords: Scientific Communication. Scientific Language. Research Methodology. Professional and Technological Education (PTE). Science, Technology and Society (STS). Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP).