PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA EMEF E UM CIEJA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

  • Silvia Helena do Nascimento Nogueira Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnlogia de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise comparativa entre uma EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) que ensina a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e um CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos), a partir de informações colhidas dos projetos político-pedagógicos de ambas. As referidas unidades escolares situam-se na zona sul do município de São Paulo. Para a realização desta pesquisa, foi necessário um percurso metodológico baseado em uma série de referências, como, por exemplo, Haddad, Di Pierro, Veiga (2004) entre outros. A abordagem metodológica tem caráter qualitativo e é de cunho documental exploratório. O resultado da pesquisa apontou que, enquanto o CIEJA apresenta, pela sua própria natureza institucional, uma ampla preocupação com as especificidades da modalidade de EJA, a EMEF desconsidera tais especificidades na sua organização curricular e prática pedagógica, nivelando os adultos às crianças.

Palavras-chave: Projeto político-pedagógico. Educação de Jovens e Adultos. EMEF. CIEJA. Currículo.

This article aims a comparative analysis between an EMEF (Municipal Primary School) which includes the EJA modality (Education of Youngsters and Adults) and a CIEJA (Integrated Education Center for Youngsters and Adults), based on information gathered within the political pedagogical projects from both of them. The schools mentioned above are situated in the south area of the city of São Paulo. To develop this research it was necessary to establish a methodological approach based on a series of references, i.e., Haddad, Di Pierro (2000), and Veiga (2004), among others. The present methodological approach has a qualitative documental character and exploratory nature as well. Its results pointed out that, meanwhile the CIEJA presents great preocupation with the specificities of the EJA modality (due to its own institutional characteristics), the EMEF schools disconsider such specificities within their curricular organization and pedagogical practices, for it equates children to adults.

Keywords: Political Pedagogical Project. Education of Youngsters and Adults. EMEF. CIEJA. Curriculum.

Biografia do Autor

Silvia Helena do Nascimento Nogueira, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnlogia de São Paulo

Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

31.12.2017

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares