COMPREENDENDO AS PROPOSTAS DE CAPACITAÇÃO NO SETOR VOLUNTÁRIO PELA UNITED WAY-CANADÁ PARA O BRASIL: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO CICLO DE APRENDIZAGEM DE ADULTOS DA EXPERIENTIAL LEARNING THEORY
Resumo
O Ciclo de Aprendizagem de Adultos faz parte da Experiential Learning Theory de David Kolb. É um dos pressupostos teóricos do “Treinamento de Capacitadores”, uma experiência de aprendizagem de adultos, resultado de um projeto exitoso, uma parceria entre instituições do terceiro setor do Brasil e do Canadá. Este trabalho apresenta uma análise crítica sobre a aplicação dessa metodologia em um ambiente de educação não formal. Os resultados positivos dessa experiência permitem inferir que a proposta pode contribuir com referenciais teórico-metodológicos para a educação formal, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos-EJA.
Palavras-chave: Ciclo de Aprendizagem. Educação de Adultos. David Kolb. Terceiro Setor.
The Adult Learning Cycle is part of David Kolb’s Experiential Learning Theory, which is one of the theoretical assumptions of the “Trainer of Trainers” project, an experience of adult learning which results from a successful partnership between Brazilian and Canadian organizations of the third sector. This article presents a critical analysis on the application of that methodology in a non-formal education environment. The positive results of the experience allow us to infer that this approach can contribute to the theoretical and methodological framework for the formal education of Youth and Adults, EJA.
Keywords: Cycle of Learning. Adult Education. David Kolb. Third Sector.