A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA ESCOLAR DA CIDADE DE SÃO PAULO: A RELEVÂNCIA DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA

Autores

  • Lilian Tavares Dias Instituto Federal São Paulo

Resumo

Este trabalho propõe a discussão acerca do oferecimento da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) a educandos com deficiência na rede municipal da cidade de São Paulo. Embora a presença destes educandos ocorra nas cinco formas de oferecimento da EJA, é no CIEJA que ela acontece de forma mais efetiva, justificada por sua estrutura de organização e proposta pedagógica inclusiva. O tempo de aula reduzido, bem como a presença das políticas governamentais de educação especial e a autonomia curricular tornam possível não somente o acesso, mas também a permanência de jovens, adultos e idosos com deficiência à vida escolar.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Especial. CIEJA.

The present study proposes a discussion about the offering of the modality Educação de Jovens e Adultos (EJA –Education of Young and Adults) to students in the municipal district of São Paulo. Although the presence of these students occurs in the five forms of EJA, CIEJA is the one in which it happens in a more effective form", justified by its organization structure and inclusive pedagogical structure. Reduced teaching time and the presence of special education government policy and curricular autonomy make access and permanence possible for young people, adults and seniors with disabilities to school life.

Keywords: Youth and Adult Education. Special Education. CIEJA.

Downloads

Publicado

31.12.2017

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares