O PROJETO MOVA GUARULHOS NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: ESTADO DA ARTE

Autores

  • Vanessa de Paulo INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Resumo

O Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de investigação sobre as pesquisas do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) Guarulhos, existentes na literatura. No Brasil, os primeiros programas de massa de educação de jovens e adultos surgiram no final da década de 1940. O MOVA, lançado em 1989, ambicionava criar um programa de educação alternativo, ao buscar promover a alfabetização de adultos reforçando o incentivo à participação popular. Na cidade de Guarulhos/SP, o MOVA foi implantado em 2002. A pesquisa realizada encontrou três trabalhos que analisaram distintos aspectos do desenvolvimento do projeto na cidade. Concluiu-se que ainda é escassa a literatura sobre a experiência do MOVA Guarulhos, havendo necessidade de análise de aspectos como seus resultados objetivos no sentido de promover a conscientização política ou seu sucesso na construção do letramento dos educandos.

Palavras-chave: Educação. Educação de Jovens e Adultos. MOVA.

This article aims to present the investigations results of the researches of Literacy Movement for Youth and Adults (MOVA) Guarulhos, in the literature. In Brazil, the first mass programs for youth and adult education emerged in the late 1940. The MOVA, launched in 1989, aspired to create an alternative education program, to seek to promote adult literacy reinforcing encouraging public participation. In the city of Guarulhos/SP, the MOVA was implemented in 2002. The survey found three studies that assessed different aspects of project development in the city. It was concluded that is still scarce literature on the experience of MOVA Guarulhos, requiring analysis of aspects such as their objective results to promote political awareness or its success in building the literacy of students.

Keywords: Education. Youth and Adult Education. MOVA.

Downloads

Publicado

31.12.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares