O USO DA PLATAFORMA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – CÂMPUS BOITUVA
Resumo
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que faz uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs). A EaD possui como característica principal o desenvolvimento dos estudos sem a obrigatoriedade de horários fixos – o que não significa que possa ocorrer em horários reduzidos ou com menor dedicação. Uma das ferramentas mais populares de EaD são os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), sendo que o Moodle é uma das plataformas mais utilizadas atualmente. O objetivo deste trabalho é identificar como o uso da plataforma Moodle pode contribuir com a formação e o aprendizado dos discentes do Campus Boituva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O artigo aborda a utilização do Moodle pelos discentes e possibilita o aperfeiçoamento no uso de suas ferramentas. A presente pesquisa está fundamentada em uma abordagem quantitativa, baseada na metodologia de estudo de caso e a para coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas objetivas. Somente os discentes são sujeitos da pesquisa. A pesquisa foi realizada com 40 discentes. Os resultados mostraram que mesmo os para discentes fazendo uso do Moodle, existe uma dificuldade e inexperiência para utilização da plataforma. Este trabalho teve como principal contribuição mostrar uma perspectiva geral do Moodle como ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, assim como proporcionar possibilidades de interação entre docentes e discentes de todas as modalidades de ensino do IFSP Boituva.