POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TDICS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PACTO E O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Autores

  • Aline Diesel
  • Diógenes Gewehr
  • ELISABETE PENZ BEUREN
  • SILVANA NEUMANN MARTINS

Resumo

Este artigo objetiva conhecer como a formação de professores através do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio oportuniza o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Médio Politécnico. Possui uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado a oito professores de Ensino Médio Politécnico de uma escola pública do Vale do Taquari-RS/BRA. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que as formações continuadas do Pacto não estão contribuindo para o uso da TDICs e para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem entre professores e alunos.

Palavras-chave: Políticas públicas. Formação de professores. TDICs.

This paper aims to meet as teacher training through the Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio favors the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) at the Ensino Médio Politécnico. Has a qualitative approach and the data collection instrument was a questionnaire to eight teachers from Ensino Médio Politécnico at a public school in Taquari Valley-RS/BRA. which were analyzed from the Text Analysis Discourse. It was found that the formation of the Covenant is not contributing to the use of DICT and for improving teaching and learning processes between teachers and students.

Keywords: Public Policies. Teacher training. DICT.

Downloads

Publicado

31.12.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares