A INFLUÊNCIA DO CAMPO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Resumo

O presente artigo surge dos questionamentos e abordagens teóricas referentes a currículo e cultura escolar, delimitamos como título” A influência  do campo curricular na formação docente. Partimos dos seguintes questionamentos: Qual a influência do campo curricular e do Plano Nacional de Educação na formação docente  e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas?  Que aspectos da discussão sobre currículo contribuem na formação de professores? Especificamos como objetivo refletir sobre a contextualização e conceptualização do campo do currículo e da cultura na produção dos saberes profissionais docentes. Essa pesquisa foi fundamentada em autores como: Sacristán (2000); Giroux (2000); Tardif (2000); Therrien e Loiola (2001); Pacheco (2006); Pinar (2007); Apple (2008); Young ( 2011), assim como outros autores que pesquisam esse campo. No primeiro momento apresentamos alguns conceitos teóricos do campo currículo, em seguida refletimos os aspectos do currículo que influenciam os elementos que configuram a formação e a prática pedagógica dos docentes. Portanto, o campo do currículo é vasto, sendo de fundamental importância seu diálogo com os demais campos. A construção das práticas pedagógicas e do currículo escolar moldado pelos professores, não podem ser ignorados no cotidiano escolar. Isso justifica a importância de discussões e estudos individuais e coletivos para a formulação da proposta curricular, ou político/pedagógica, das instituições educativas.

Biografia do Autor

Andressa Graziele Brandt, UFSC IFC

Doutoranda em educação - PPGE - UFSC

Pedagoga do IFC Campus Camboriú

Downloads

Publicado

30.06.2018

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares