EJA FIC: O (DES)ENCONTRO ENTRE OS LINEAMENTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL E AS REPRESENTAÇÕES SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO DOS/AS ESTUDANTES

Autores

  • Maria Auxiliadora Elias Instituto Federal São Paulo

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise a partir de uma investigação sobre os nexos, relações ou interfaces – encontros ou desencontros - entre a concepção da política pública da EJA FIC no Município de Santo André, de 2014 a 2015, nos seus principais lineamentos, princípios, objetivos, concepção e diretrizes, com as percepções ou representações que os alunos/as têm sobre trabalho e educação. O estudo mostrou que existe uma distância, - e portanto todo um trabalho educativo e pedagógico a ser feito – entre a concepção de cidadania e dos direitos à educação e ao trabalho, que norteiam a política pública, e as representações dos alunos sobre a educação e o trabalho. Foi possível verificar também que os alunos/as relacionam significativamente, e integram, os aprendizados na ordem da elevação da educação com a formação profissional. Foi verificado, assim mesmo, que os alunos/as apreciam as práticas educativas horizontais nas quais são valorizados os conhecimentos por eles adquiridos ao longo da vida, os processos de construção coletiva e as posturas de diálogos dos professores. Por último, se realizam algumas recomendações para a política pública da EJA FIC.

Palavras-chave: EJA FIC. Educação de Jovens e Adultos. Elevação de Escolaridade. Formação Profissional.

This paper presents an analysis from an investigation about connections, relationships or interfaces – match or mismatch - between the design of public policy EJA FIC in the city of Santo Andre, from 2014 to 2015, in its main guidelines, principles, objectives and conceptions, and the perceptions or representations that students have about work and education. The study showed that there is a distance - and therefore a whole educational and pedagogical work to be done - about the concept of citizenship and rights to education and work, which guide public policies and students' representations of education and work. It was possible to verify that students significantly relate and integrate formal education learning and professional qualification. It was also found that students appreciate horizontal educational practices in which the knowledge they acquired throughout life, the processes of collective construction and the teachers' dialogic methodology are all prized. Finally, some recommendations are made for EJA FIC public policy.

Keywords: EJA FIC. Young and Adult Education. Schooling Elevation. Professional Qualification.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Elias, Instituto Federal São Paulo

Professora Doutora do Instituto de Ensino Superior Santo André - IESA -  Área: Educação e Currículo

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Publicado

31.12.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares