POLINOMIOGRAFIA: UM SUPORTE MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E O CONTATO COM AS ORIGENS DA COMPUTAÇÃO
Resumo
A Matemática e a Ciência da Computação têm caminhado juntas desde o início da história da computação. Ambas, porém, tem gerado muita aversão em parcela considerável dos alunos de escolas de educação básica. É importante ressaltar que isso provém de um processo histórico que também é consequência da escassez de inovação no ensino de ambas as áreas, especialmente pela falta de mostrar algo palpável e concreto para os alunos. A Polinomiografia apresenta-se, deste modo, como um modo de interação homem-máquina, e, principalmente, como um contexto inovador na interdisciplinaridade entre matemática, computação e arte. A Polinomiografia insere aquele que a estuda em um contexto moderno de matemática, estimulando o senso crítico do estudante ao ver a beleza em desenhos criados por meio de equações reais ou complexas. Os desenhos produzidos frequentemente são impossíveis de serem reproduzidos com tamanha perfeição por mãos humanas. Isto permite que os alunos sejam desafiados por problemas científicos, acadêmicos e sociais e pelo uso da computação como ferramenta para superar estes desafios.Downloads
Publicado
31.12.2018
Edição
Seção
6º WorkShop de Inovação do IFSP