Notas sobre gestão escolar: a democracia em jogo

Autores

Resumo

Esse artigo, volta-se à gestão democrática escolar em escolas públicas a partir da forma de provimento do cargo máximo de comando: o diretor escolar. Através de pesquisa bibliográfica, elencamos o que já foi levantado por alguns pesquisadores sobre o tema e seus correlatos. Discorre-se, aqui, sobre a trajetória de construção dos formatos de gestão escolar, da concepção da educação pública no formato de república adotada que ainda mantém, na visão de muitos autores, ranços de autoritarismo. Ao final, verifica-se se os estudos analisados indicam avanços ou recuos na construção de um perfil democrático para o gestor, como estão os mecanismos que oxigenam o princípio democrático na escola, contando para isso com o envolvimento decisório de seus atores.

Biografia do Autor

IRASSON CORDEIRO LOPES, Instituto Federal São Paulo - IFSP

Pós-graduando em Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Jornalista e pedagogo, produtor de publicações para redes municipais de ensino e monitor de cursos profissionalizantes para jovens e adultos pelo Centro Paula Souza e Fundap. https://pedagogiaedemocracia.wordpress.com

Downloads

Publicado

30.06.2018

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares