ANÁLISE E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PARA A EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – CAMPUS CATANDUVA

Autores

  • Denis Mosconi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-0565-6714
  • Claiton Eduardo Luizete Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Evasão escolar, Ensino Público, Abandono escolar

Resumo

A evasão escolar, definida como a saída do aluno de seu curso sem tê-lo concluído, é um fator negativo frente ao progresso da educação. O presente estudo foi motivado pela crescente evasão no curso Técnico em Fabricação Mecânica do IFSP – Campus Catanduva. O objetivo foi analisar a dimensão da evasão por meio de dados obtidos da secretaria, coordenação e setor sociopedagógico. Verificou-se que há uma elevada taxa de evasão, especialmente nos primeiros módulos do curso. Os alunos com maior tendência a evadir são os que entraram através de sorteio das vagas remanescentes. Ações de combate à evasão têm sido implementadas pelos setores sociopedagógico e coordenação, entretanto sem alcançar o sucesso esperado. Novas ações foram sugeridas, a fim de auxiliar na minimização do abandono do curso pelos alunos.

Biografia do Autor

Denis Mosconi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de Catanduva (2012). Cursando graduação em Engenharia de Controle e Automação (previsão de término: 2017) e pós-graduação lato sensu em Engenharia de Manutenção (previsão de término: 2017). Tem experiência na área de mecatrônica, instrumentação, automação e controle de processos industriais. Atualmente é professor no Instituto Federal de São Paulo - campus Catanduva (IFSP), lecionando matérias das áreas de elétrica e mecânica.

Downloads

Publicado

24.09.2023