ANÁLISE E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PARA A EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – CAMPUS CATANDUVA
Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino Público, Abandono escolarResumo
A evasão escolar, definida como a saída do aluno de seu curso sem tê-lo concluído, é um fator negativo frente ao progresso da educação. O presente estudo foi motivado pela crescente evasão no curso Técnico em Fabricação Mecânica do IFSP – Campus Catanduva. O objetivo foi analisar a dimensão da evasão por meio de dados obtidos da secretaria, coordenação e setor sociopedagógico. Verificou-se que há uma elevada taxa de evasão, especialmente nos primeiros módulos do curso. Os alunos com maior tendência a evadir são os que entraram através de sorteio das vagas remanescentes. Ações de combate à evasão têm sido implementadas pelos setores sociopedagógico e coordenação, entretanto sem alcançar o sucesso esperado. Novas ações foram sugeridas, a fim de auxiliar na minimização do abandono do curso pelos alunos.