APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO (MCDA): PROPOSTA DE SOFTWARE LIVRE

Autores

  • Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas LADSEA - Laboratório de Apoio multicritério à Decisão orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental - DRH|FEC|UNICAMP
  • Izabela Moreira Germer de Lima IFSP - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Câmpus Campinas
  • Antonio Carlos Zuffo Engenheiro Civil, Dr. Professor Livre-Docente no DRH/FEC/UNICAMP. Coordenador do LADSEA

Resumo

Para realizar a análise multicritério de apoio à decisão, faz-se necessário, primeiramente, estruturar o problema; o que consiste em identificar os critérios importantes do ponto de vista dos atores (SH – do inglês: stakeholders), para avaliação de desempenho e construção das alternativas. O ideal, neste processo, é que o facilitador se reúna com os SH para colher seus pontos de vista. Este processo é feito por meio de mapeamento cognitivo. Podem ser usados questionários e ou entrevistas semiestruturadas. Identificados os critérios, constrói-se a ponderação entre eles. Neste caso, o ideal é que seja feita em uma única reunião contando com a presença de todos. Definidos os pesos, avaliam-se as alternativas. Hoje, tem-se ciência de um software (M-Macbeth) que aplica os conceitos da abordagem MCDA. Desta forma, este projeto (Fase I) faz parte de um projeto maior envolvendo o desenvolvimento de um software livre para tal fim. Nesta primeira fase, pode-se identificar e propor as etapas para o desenvolvimento do software, segundo modelos encontrados na literatura.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas LADSEA - Laboratório de Apoio multicritério à Decisão orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental - DRH|FEC|UNICAMP

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da unidade CTI - Renato Archer, Câmpus Campinas do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. É Fundador e Líder do Grupo de Pesquisa GTI-DS - Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável - cadastrado no CNPq e certificado pelo IFSP. Possui Pós-doutorado em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) - UNICAMP. É Pesquisador Colaborador e cofundador do LADSEA - Laboratório de Apoio multicritério à Decisão orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental, vinculado ao Departamento de Recursos Hídricos - DRH / FEC / UNICAMP, em que desenvolve pesquisas envolvendo a aplicação de análise multicritério de apoio à decisão (MCDA). Sua experiência profissional principal está voltada à Viabilização e Implantação de Empreendimentos Imobiliários Horizontais e ao Planejamento e Controle dos Processos de Projeto e de Produção. Com base nos princípios do Desenvolvimento Sustentável, tem atuado, principalmente, com os seguintes temas: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional Urbano com ênfase em Gestão Ambiental e Gestão do Conhecimento.

Izabela Moreira Germer de Lima, IFSP - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Câmpus Campinas

Graduanda no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP, Câmpus Campinas, possui ensino-medio-segundo-grau pela Cees Paulo Decourt (2008) .

Antonio Carlos Zuffo, Engenheiro Civil, Dr. Professor Livre-Docente no DRH/FEC/UNICAMP. Coordenador do LADSEA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1998),pós-doutorado na University of Toronto, Ontario, Canada, Environmental Engineering Area at Depto of Civil Engineering (2000-2001). Atualmente é MS5 (Professor Associado) da Universidade Estadual de Campinas, - Assessor científico ad hoc das revistas Water International (IWRA), Ciência & Engenharia - UFU, European Journal of Operational Research (EJOR), Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH), e de agências de fomento a pesquisa FAPESP, FAPEMIG, FAEPEX. Tem atuação em Engenharia Civil, área de recursos hídricos, em planejamento e gerenciamento de recursos hídricos e ambientais, com ênfase em Análise Multicriterial, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, drenagem urbana, hidrologia determinística, previsão de enchentes, planejamento de recursos hídricos e tomada de decisão (uma das etapas do planejamento). Membro da RALCEA - Rede Internacional de Centros de Conhecimento do Setor da Água, rede composta por países da América Latina e União Européia. Coordenador da Rede BRUM - FINEP, Coordenador do LADSEA (Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental.

 

Downloads

Publicado

31.12.2018