O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EM PLATAFORMA 3D
Resumo
O setor educacional é, provavelmente, no contexto da Tecnologia da Informação e Comunicação, aquele que mais passou utilizar recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, é atualmente inegável a necessidade do desenvolvimento de softwares educacionais que venham mediar à didática do professor para com o aluno. Vislumbrando esta possibilidade, apresentamos o Lumini Island, um software educacional criado pelos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) Campus Campinas, resultante do desenvolvimento de um projeto que visou criar uma ferramenta computacional para auxiliar no ensino de matemática, lógica e memória. Neste trabalho, descrevemos como essa ferramenta foi criada, levando em consideração o seu processo de desenvolvimento e desafios enfrentados, e concluímos apresentando-o como uma ferramenta educativa do tipo exercitação e prática em forma de um jogo, que apresenta a possibilidade de aplicação em várias disciplinas.
Palavras Chave: Software. Jogo Educacional. Matemática. Lógica. Memória.