ESCOLHA DE CURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BASEADA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Deloíze Lorenzet Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Pedagoga do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul).
  • Gelson Luís Petter Côrrea Técnico em Eletromecânica e Tecnólogo em Automação Industrial (IFSUL), Docente e Diretor do Câmpus Avançado Novo Hamburgo (IFSul), Mestre em Sistema de Processos Industriais (UNISC).
  • Richard Martins Técnico em Eletromecânica (IFSUL), Tecnólogo em Fabricação Mecânica (UPF), Docente e Chefe do Departamento Executivo do Câmpus Avançado Novo Hamburgo (IFSul), Especialista em Engenharia de Produção (Centro Universitário Leonardo Da Vinci), Mestre em Sistema de Processos Industriais (UNISC

Resumo

Este artigo relata a prática pedagógica da gestão democrática na escolha de curso da Educação Profissional do Câmpus Avançado Novo Hamburgo. Neste sentido, foram realizadas audiências públicas, pesquisas para a escolha do eixo tecnológico e pesquisas para a escolha do curso. Estruturalmente este artigo é composto por três momentos: o primeiro é referente à apresentação da instituição e do câmpus; o segundo aborda a gestão democrática e a escolha do eixo tecnológico; o terceiro relata a escolha do curso técnico por meio de pesquisa com questionários. Como resultado, obtivemos a participação da comunidade, de entidades, de representantes de movimentos sociais e do setor industrial e comercial no processo decisório desta escolha do Curso Técnico em Mecatrônica.

Palavras-chave: Educação Profissional. Gestão Democrática. Trabalho.

This article reports the pedagogical practice of democratic management in choosing Professional Education of Novo Hamburgo Advanced Campus. As a methodological procedure, there were public hearings, research on the choices of the technological axis and the course. Structurally this article consists of three stages: the first is the presentation of the institution and the campus. The second is about the choice of democratic management and technological axis. The third is about reporting the choice of technical progress through research questionnaires. As a result we obtained participation of the community, associations, representatives of social movements and the industrial and commercial sector in the decision-making for the Mechatronics course.

Keywords: Professional Education. Democratic Management. Work.

Biografia do Autor

Deloíze Lorenzet, Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Pedagoga do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul).

Pedagoga no IFSUL - Especialista em Psicopedagogia, Administração, Orientação e Supervisão Educacional, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação (UFRGS)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30.06.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares