PLATAFORMA GERADORA DA AVALIAÇÃO VISUAL PARA SURDOS
Resumo
No processo de escolarização, há impasses referentes ao ensino e aprendizagem dos surdos. Um desses impasses são os processos avaliativos na Língua Portuguesa dissertativa, pois ela é uma segunda língua para esses alunos. Educados em Libras - Língua Brasileira de Sinais, expressam-se com dificuldades em português e mascaram os resultados da própria aprendizagem. Incomodados com a situação, criamos o projeto Avaliação Visual da Aprendizagem. Provas regulares são adaptadas para surdos, aplicadas a eles em computadores com o acréscimo de vídeos interpretados em Libras, referentes às questões e alternativas, e de imagens que contextualizam melhor. Mostrou-se bastante atraente para os alunos surdos e nos ofereceu elementos para melhorar o processo educativo. Só que a adaptação de cada avaliação regular é um processo artesanal e lento, o que dificulta o uso por todos esses alunos, que não ficam juntos em uma sala só, pois estão espalhados em séries, cursos e disciplinas. Para agilizar, foi idealizada, então, uma Plataforma Geradora de Avaliação Visual, um software com interface fácil e amigável que permite a qualquer professor, de posse dos vídeos interpretados e imagens, ele próprio adaptar avaliações regulares, que aplica aos alunos ouvintes, para Avaliações Visuais de Aprendizagem para alunos surdos, com a mesma qualidade e multiplicando, assim, a difusão desse tipo de benefício educacional.