DESAFIOS ESCOLARES DE UM ALUNO DIAGNOSTICADO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Alexandre da Silva de Paula IFSP - Votuporanga
  • Raquel Martins Sartori Centro Universitário de Votuporanga
  • Amanda Ester de Oliveira Contiero Centro Universitário de Votuporanga

Resumo

A presente pesquisa analisou os desafios escolares de um aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Em termos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso. Para a coleta de informações, foram realizadas observações do cotidiano em sala de aula durante três meses e, posteriormente, entrevistas abertas semiestruturadas com os participantes. O fracasso escolar foi representado como um problema individual, tendência reforçada por diagnósticos, avaliações e laudos de profissionais da saúde e educação. Verificou-se um ciclo de tentativas malsucedidas na inclusão, a ausência de práticas pedagógicas e disciplinares, o que repercutia na saúde mental do aluno e seus familiares. Neste sentido, destacou-se a construção social do estigma, os mecanismos implícitos na exclusão e, ainda, o sofrimento dos envolvidos na trama pedagógica e institucional.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Inclusão Escolar. Dificuldades de Aprendizagem.

This research analyzed the school challenges of the students diagnosed with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder. A case study was the methodological procedure adopted. For the information collect, we performed daily observations in the classroom for three months and semi-structured interviews with participants. The educational failure was represented as an individual problem, reinforced by diagnosis and analysis by professionals of the mental health care and education. There was a cycle of unsuccessful attempts for inclusion and the absence of pedagogical and disciplinary practices able to prevent the bullying. Thus, the student and the family suffered from mental health disorders. The research highlighted the social construction of stigma, the implicit mechanisms in the exclusion, also the sufferings of those involved in educational and institutional structures.

Keywords: Attention Deficit and Hyperactivity Disorder. School Inclusion. Learning Difficulties.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva de Paula, IFSP - Votuporanga

Doutor em Psicologia pela USP-FFCLRP

Raquel Martins Sartori, Centro Universitário de Votuporanga

Douranda em Psicologia pela Ufscar

Amanda Ester de Oliveira Contiero, Centro Universitário de Votuporanga

Psicóloga

Downloads

Publicado

30.06.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares