APLICANDO E AVALIANDO UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Autores

  • Ana Paula Rebello PUCRS
  • Régis Alexandre Lahm PUCRS
  • João Bernardes da Rocha Filho PUCRS

Resumo

Este artigo apresenta uma Unidade de Aprendizagem focada num tema específico da Educação Financeira – o consumo consciente -, realizada com uma turma de Ensino Médio Politécnico em uma escola pública estadual da cidade de Porto Alegre. Foram envolvidos 15 estudantes, em um trimestre letivo, no denominado espaço Seminário Integrado, que não se caracteriza como disciplina, mas se destina a constituir uma integração dos conhecimentos abordados nas diferentes disciplinas curriculares. Esta integração pode ser realizada de variadas formas, sendo que neste trabalho foram utilizados audiovisuais relacionados ao tema e vivências de grupo no comércio local, circunvizinho à escola, de modo a motivar e trazer subsídios para os estudantes visando ao aprofundamento da reflexão. Em seguida, foi proposta uma atividade coletiva empreendedora dirigida para o consumo consciente, incluindo a estruturação de planilhas de custos, a avaliação da perspectiva de lucro e uma reflexão sobre a relação custo/benefício que o produto ou serviço traria para o consumidor, assim como o impacto ambiental do processo produtivo e do descarte dos resíduos após o consumo. As atividades foram registradas pelos pesquisadores no contexto de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram sendo colhidos e analisados nos moldes de uma perspectiva etnográfica. Como resultados foi percebido aumento na conscientização sobre a influência do marketing no consumo, a consideração do impacto ambiental e econômico do consumo e a criticidade quanto à diferenciação entre o que é supérfluo e o que é essencial. Ao final da Unidade de Aprendizagem foi realizado compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar.

Palavras-chave: Unidade de Aprendizagem. Educação Financeira. Consumo Consciente. Ensino Médio Politécnico. Empreendedorismo.


This article presents a Learning Unit focused on a specific topic of financial education - consumer awareness - held with a group of Polytechnic High School in public schools of Porto Alegre. There were 15 students involved, during one academic quarter, the so-called Integrated Seminar space, which is not characterized as a subject, but is intended to be an integration of knowledge covered by different curriculum subjects. This integration can be accomplished in various ways, and in this work we used videos related to the theme and group experiences in local businesses surrounding the school in order to motivate and provide support for students to achieve a deep reflection. It was then proposed an entre-preneurial collective activity towards conscious consumption, including the structuring of cost sheets, the evaluating of the economic earnings and a reflection on the cost/benefit that the product or service would bring to the consumer, as well as the environmental im-pact of the production process and waste disposal after consumption. The activities were registered by researchers in the context of a qualitative research, and data were being col-lected and analyzed from an ethnographic perspective. The results showed an increase in the awareness of the influence of marketing on consumption, considering environmental and economic impacts of consumption and criticism about a product being superfluous or essential. At the end of the Learning Unit, results were shared with the school community.

Keywords: Learning Unit. Financial Education. Conscious consumption. Polytechnic High School. Entrepreneurship.

Downloads

Publicado

31.03.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares