REFLEXÕES SOBRE O ENFOQUE CTS EM UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DO IFSP

Autores

  • Carla Renata Rufo Instituto Federal de São Paulo campus São Carlos
  • Maria Lúcia Teixeira Machado

Resumo

Tradicionalmente o ensino da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo abordado de forma interdisciplinar e contextualizado em aulas das ciências naturais, como a Química e a Física. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) tem procurado estabelecer esse diálogo, em seus Cursos Superiores de Tecnologia, por meio de disciplinas específicas para tal fim. Este artigo objetiva, através de análises de conteúdo, compreender como um desses cursos vem sendo desenvolvido e verificar se essa sugestão disciplinar de CTS está de fato centrada nas inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, como seria razoável supor. A princípio pôde-se observar que a proposta demonstra seguir essa inter-relação, com foco principal na tecnologia com a sociedade, mas que a abordagem dos eventos sugeridos pelos docentes ainda pode ser melhor discutida. Almeja-se com esse artigo ampliar o debate sobre alternativas para o ensino CTS na formação tecnológica.

Biografia do Autor

Carla Renata Rufo, Instituto Federal de São Paulo campus São Carlos

Professora área de Gestão

Downloads

Publicado

24.09.2023

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares