Um olhar para o ensino de gramática de língua inglesa (LI) em uma sala de aula do contexto regular público de ensino

  • Flávia Meneguel Fogaça Universidade Estadual de Maringá
  • Jaqueline Mayumi Ikeda Loureiro Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cabrini Simões Calvo Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino de gramática, Língua inglesa, Contexto regular público

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa, de natureza qualitativa, que analisou  o ensino da gramática de língua inglesa (LI) em uma turma específica do 9º ano do contexto regular público. Considerando que a gramática é uma habilidade que alunos relatam ter dificuldades no aprendizado e, para os professores, pode ser algo complexo a ensinar, surgiu o interesse em estudar a maneira como ela é trabalhada para entendermos contextualmente o seu ensino. Como corpus de análise, foram utilizados relatos reflexivos e a observação das aulas de gramática, um questionário, respondido pelo professor da turma, e as atividades das aulas observadas. Os resultados evidenciam que o ensino da gramática não pode ser generalizado, pois durante as aulas houve formas diferenciadas no trabalho dos conteúdos; porém concernente às atividades manteve-se um padrão com foco apenas na forma e/ou na função gramatical.

Biografia do Autor

Flávia Meneguel Fogaça, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras Inglês na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestranda na área de Estudos Linguísticos, mais especificamente na linha de pesquisa de ensino-aprendizagem de línguas, no programa de pós-graduação em Letras da UEM.

Jaqueline Mayumi Ikeda Loureiro, Universidade Estadual de Maringá

Está cursando Pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2019-2020). Possui Bacharelado em Tradução e Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2014?2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade; EJA; Ensino de L.E.; tradução. Atuou como bolsista no PIBID (Programa de Iniciação à Docência) na UEM (2015-2017). Atuou como pesquisadora no PIC (Projeto de Iniciação Científica) na UEM (2017). Atuou como Revisora Textual no Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2018?2019). Atualmente trabalha como Designer Educacional em materiais de Ensino a Distância (EAD) na Consultoria Educacional VG.

Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Português-Inglês (2002), mestrado (2004) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora adjunta do curso de Letras e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou o projeto de Letras-inglês do PIBID da UEM e atualmente é coordenadora institucional do Programa Paraná Fala Idiomas-Inglês. Suas investigações se concentram nas áreas de formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Referências

AGA, G. Upgrade. São Paulo: Richmond, 2010.

ANDRE, M. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001.

CELCE-MURCIA, M. Grammar pedagogy in second and foreign language teaching. Tesol Quarterly, University Of California, Los Angeles. v. 25, n. 3, p.459-480, Autumn, 1991. FRANCO, C. P. Way to English for Brazilian learners. São Paulo: Ática, 2015.

JUNQUEIRA, F. G. C. Confronto de vozes discursivas no contexto escolar: percepções sobre o ensino de gramática da língua portuguesa. 2011. 249 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. OLIVEIRA, L. A. O ensino da gramática. In: OLIVEIRA, L. A. Aula de inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola, 2015.

REIS, S. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 1, p.101-118, 2006.

SILVA, L. A. Um olhar sobre as escolhas de ensino de gramática na sala de aula de língua inglesa: um estudo de caso. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

Publicado
2020-06-17