Um olhar para o ensino de gramática de língua inglesa (LI) em uma sala de aula do contexto regular público de ensino
Palavras-chave:
Ensino de gramática, Língua inglesa, Contexto regular públicoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa, de natureza qualitativa, que analisou o ensino da gramática de língua inglesa (LI) em uma turma específica do 9º ano do contexto regular público. Considerando que a gramática é uma habilidade que alunos relatam ter dificuldades no aprendizado e, para os professores, pode ser algo complexo a ensinar, surgiu o interesse em estudar a maneira como ela é trabalhada para entendermos contextualmente o seu ensino. Como corpus de análise, foram utilizados relatos reflexivos e a observação das aulas de gramática, um questionário, respondido pelo professor da turma, e as atividades das aulas observadas. Os resultados evidenciam que o ensino da gramática não pode ser generalizado, pois durante as aulas houve formas diferenciadas no trabalho dos conteúdos; porém concernente às atividades manteve-se um padrão com foco apenas na forma e/ou na função gramatical.
Referências
AGA, G. Upgrade. São Paulo: Richmond, 2010.
ANDRE, M. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001.
CELCE-MURCIA, M. Grammar pedagogy in second and foreign language teaching. Tesol Quarterly, University Of California, Los Angeles. v. 25, n. 3, p.459-480, Autumn, 1991. FRANCO, C. P. Way to English for Brazilian learners. São Paulo: Ática, 2015.
JUNQUEIRA, F. G. C. Confronto de vozes discursivas no contexto escolar: percepções sobre o ensino de gramática da língua portuguesa. 2011. 249 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. OLIVEIRA, L. A. O ensino da gramática. In: OLIVEIRA, L. A. Aula de inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola, 2015.
REIS, S. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 1, p.101-118, 2006.
SILVA, L. A. Um olhar sobre as escolhas de ensino de gramática na sala de aula de língua inglesa: um estudo de caso. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.