Histórias que contamos e sensibilizamos

Educação intercultural e linguística em escolas na fronteira

Autores

  • Laura Janaína Dias Amato Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)
  • Camila Tunubala Thochez Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Fronteira, Educação intercultural, Sensibilização linguística

Resumo

Estar na fronteira é estar em constante fluxo entre culturas e línguas, havendo a presença de uma diversidade linguística e cultural constante. Contudo, ao analisarmos a área educacional, Foz do Iguaçu não observa em suas práticas e em seus documentos questões multi e interculturais e plurilinguísticas próprias do contexto em que estão inseridas. Tentando suprir esta lacuna, o projeto Fronteira Intercultural visa apresentar aspectos culturais de países hispano-americanos, em especial do Mercosul, através da língua espanhola, para crianças do Ensino Fundamental I. Executado desde 2014, já atendeu mais de mil crianças de três escolas municipais. A partir da contação de histórias as crianças são convidadas a refletir sobre sua própria cultura e assim não só saber sobre si, mas também conhecer e observar a diversidade presente no seu contexto social.

Biografia do Autor

Laura Janaína Dias Amato, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos da Cultura. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural, processos identitários, formação de professores em línguas, letramento crítico, teoria pós-colonial, teoria decolonial. Mãe do Renan e da Manuela, esteve em licença maternidade em 2009 e 2015.

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Publicado

2020-09-16