A reforma do Ensino Médio e Educação Profissional

Formação humana integral versus formação para o mercado

Autores

  • Simone Gabriela Rodrigues Benedito Instituto Federal de São Paulo
  • Drª Cíntia Magno Brazorotto Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2680

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Educação Profissional, Dualidade Educacional

Resumo

O artigo é resultante de pesquisa realizada no ano de 2022, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a qual buscou analisar a legislação vigente e documentos oficiais referentes à Reforma do Ensino Médio no Estado de São Paulo, focalizando o quinto itinerário profissionalizante em contraposição com a política voltada ao Ensino Médio Integrado (EMI) desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A hipótese central pauta-se na reafirmação do dualismo histórico e estrutural, que segrega a formação propedêutica da profissional, priorizando a formação para atendimento ao mercado em detrimento da formação humana integral. A investigação de abordagem qualitativa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, analisando os pressupostos das políticas à luz das categorias analíticas: dualismo; educação politécnica; integração curricular e emancipação. Como resultado confirmou-se a hipótese central, isto é, a Reforma do Ensino Médio reafirma o dualismo histórico e estrutural presente no ensino médio brasileiro, contribuindo para o aumento das desigualdades educacionais ao separar a formação geral e profissional.    

Biografia do Autor

Simone Gabriela Rodrigues Benedito, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de São Paulo (2022). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica - GEPEPT/IFSP. Atualmente é professora da Educação Básica na Rede Municipal de Campos do Jordão.

Drª Cíntia Magno Brazorotto , Instituto Federal de São Paulo

Coordenadoria da Licenciatura em Pedagogia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Sorocaba, SP, Brasil

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

BENEDITO, S. G. R.; BRAZOROTTO, C. M. A reforma do Ensino Médio e Educação Profissional: Formação humana integral versus formação para o mercado. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 5, n. FC, p. e024006, 2025. DOI: 10.47734/rce.v5iFC.2680. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2680. Acesso em: 31 mar. 2025.