A reforma do Ensino Médio e Educação Profissional
Formação humana integral versus formação para o mercado
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2680Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Educação Profissional, Dualidade EducacionalResumo
O artigo é resultante de pesquisa realizada no ano de 2022, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a qual buscou analisar a legislação vigente e documentos oficiais referentes à Reforma do Ensino Médio no Estado de São Paulo, focalizando o quinto itinerário profissionalizante em contraposição com a política voltada ao Ensino Médio Integrado (EMI) desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A hipótese central pauta-se na reafirmação do dualismo histórico e estrutural, que segrega a formação propedêutica da profissional, priorizando a formação para atendimento ao mercado em detrimento da formação humana integral. A investigação de abordagem qualitativa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, analisando os pressupostos das políticas à luz das categorias analíticas: dualismo; educação politécnica; integração curricular e emancipação. Como resultado confirmou-se a hipótese central, isto é, a Reforma do Ensino Médio reafirma o dualismo histórico e estrutural presente no ensino médio brasileiro, contribuindo para o aumento das desigualdades educacionais ao separar a formação geral e profissional.
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