Resenha

GHIRALDELLI JR, Paulo. Subjetividade Maquínica. São Paulo: CEFA Editorial, 2023

Autores

  • Mateus Lorenzon Universidade de Passo Fundo https://orcid.org/0000-0001-9402-5820
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2405

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Contemporaneidade

Resumo

A intersecção entre a infosfera e o atual estado de desenvolvimento do capitalismo é o aspecto central na obra Subjetividade Maquínica publicada pelo professor e filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. (2023). Na obra de caráter ensaístico, o autor defende a tese de que ambos os campos - infosfera e capital - não podem ser analisados separadamente, pois há uma imbricação mútua. Tal associação deve-se, sobretudo, a uma subjetividade específica produzida e, ao mesmo tempo, necessária para existência e manutenção da racionalidade econômica vigente. A fim de defender a tese apresentada, o autor a organiza em treze capítulos, nos quais aborda temas vinculados ao contexto contemporâneo e os analisa a partir da relação infosfera e capital já enunciada anteriormente. 

 

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu/UPF, na Linha de Pesquisa 2: Processos Educativos e Linguagem. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES II). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Educação Científica e Tecnológica (UPF)" e "A Representação do Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil" (UNIVATES). Mestre em Ensino (UNIVATES, 2018), Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IFSul, 2022) e Graduado em Pedagogia (UNIVATES, 2016). Professor nas redes públicas de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil. Práticas de Ensino. Ensino por Investigação.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática LP (UPF). Licenciado em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino de Física (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e professor de física e matemática na Educação Básica. 

Referências

GHIRALDELLI JR, Paulo. Subjetividade Maquínica. São Paulo: CEFA Editorial, 2023

Arquivos adicionais

Publicado

11/08/2023

Como Citar

LORENZON, M.; FÁVERO, A. A.; DARROZ, L. M. Resenha: GHIRALDELLI JR, Paulo. Subjetividade Maquínica. São Paulo: CEFA Editorial, 2023. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023006, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2405. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2405. Acesso em: 19 maio. 2024.