Resenha
GHIRALDELLI JR, Paulo. Subjetividade Maquínica. São Paulo: CEFA Editorial, 2023
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2405Palavras-chave:
Neoliberalismo, ContemporaneidadeResumo
A intersecção entre a infosfera e o atual estado de desenvolvimento do capitalismo é o aspecto central na obra Subjetividade Maquínica publicada pelo professor e filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. (2023). Na obra de caráter ensaístico, o autor defende a tese de que ambos os campos - infosfera e capital - não podem ser analisados separadamente, pois há uma imbricação mútua. Tal associação deve-se, sobretudo, a uma subjetividade específica produzida e, ao mesmo tempo, necessária para existência e manutenção da racionalidade econômica vigente. A fim de defender a tese apresentada, o autor a organiza em treze capítulos, nos quais aborda temas vinculados ao contexto contemporâneo e os analisa a partir da relação infosfera e capital já enunciada anteriormente.
Referências
GHIRALDELLI JR, Paulo. Subjetividade Maquínica. São Paulo: CEFA Editorial, 2023
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mateus Lorenzon, Altair Alberto Fávero, Luiz Marcelo Darroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.