Sistemática Filogenética:

um olhar panorâmico a partir do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

Autores

  • Ana Carolina Soares Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama
  • Marcelo Alberto Elias IFPR - Instituto Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1613-376X
  • Alex Sandro Barros de Souza Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2359

Palavras-chave:

Biologia evolutiva, Biologia comparada, Ensino de Biologia

Resumo

A sistemática filogenética, ou cladística, é o método de classificação dos seres vivos com base na ancestralidade genealógica e evolutiva das espécies, com isso desenvolvem relações hipotéticas entre ancestrais e descendentes, o que resulta em cladogramas e ou dendrogramas. Dessa forma, esse conteúdo está presente no currículo do ensino médio dentro do componente curricular de biologia e consequentemente é cobrado em diversos exames, dentre eles o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. A prova pode alcançar diversos âmbitos, um deles é servir de referência para o aperfeiçoamento do currículo, podendo assim direcionar reformas educacionais. Considerando as implicações do exame, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar o uso da sistemática filogenética na construção de questões de biologia, formuladas pelo ENEM. O período analisado compreendeu os anos de 2010 a 2020, como instrumento analítico foram utilizados princípios da análise de conteúdo.  Diante disso, após a análise das questões foi possível identificar a presença de maneira bastante discreta dos conceitos de filogenética e cladística, alinhados com conceitos atuais.  Contudo, os resultados encontrados nesta pesquisa, nos levam a inferir que os respectivos conceitos, por serem pouco cobrados no exame, podem vir a ser tornar invisibilizados no cotidiano do ensino de biologia da educação básica.

Biografia do Autor

Ana Carolina Soares, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

Licenciada em Ciências Biológicas - IFPR

Marcelo Alberto Elias, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) – Unicamp. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama – Instituto Federal do Paraná – IFPR. 

Alex Sandro Barros de Souza, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama – Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Referências

AMORIM, D. S. Fundamentos de Sistemática Filogenética. 1. Ed. Ribeirão Preto: Holos, 2002. 154 p.

CESTARO, D. C.; KLEINKE, M. U.; ALLE, L. F. Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM): implicações curriculares. Investigações em ensino de ciências, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 503–536, 2020. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p503. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2108. Acesso em: 30 out. 2021.

COPERLAND, H. F. The classification of lower organisms. 1. Ed. Califórnia: Palo Alto, Pacific Books, 1956.

CORDEIRO, R. S.; MORINI, M. S. C; WUO, M.; FRENEDOZO, R. C. Abordagem de sistemática filogenética com ênfase em biodiversidade nos livros didáticos. V. 20, n. 4, p. 610-625, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3913 Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3913. Acesso em: 27 ago. 2020.

DOBZHANSKY, T. Biology molecular and organismic. 4. Ed. Estados Unidos, American zoologist, 1964. p. 443-452.

FERREIRA, M. R. A colaboração da confecção de materiais didáticos sobre classificação dos seres vivos por alunos do sétimo ano para a aprendizagem significativa. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produção Didático-pedagógica, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. v.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_cien_utfpr_regianemariaferreira.pdf . Acesso em: 08 abr. 2020. ISBN 978-85-8015-094-0.

GARRUTI, G. J. Domínio sobre a construção e a interpretação de cladogramas por alunos de graduação em ciências biológicas. São Paulo, 2016, p. 15 – 50. Dissertação (Trabalho de conclusão de curso em ciências biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Campo Largo, 2015.

GOMES, C. M. A.; GOLINO, H. F.; PERES, A. J. Fidedignidade Dos Escores Do Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM). Escola de ciências da saúde e da vida. Minas Gerais: PUC, 2020, p. 01 – 10. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.31145. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/31145/26234 Acesso em: 27 ago. 2021.

HAHN, I. S.; SCHERER, F. L.; FLACH, R. O.; BACK, L. A consciência ecológica e as atitudes de consumo de status. Rev. Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 139–151, 2015. DOI: 10.5902/2236117015778. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/15778. Acesso em: 17 set. 2023.

HENNIG, W. Fundamentos de uma Teoria da Sistemática. 1. ed. Argentina: Eudeba, 1968.

JUNIOR, B. L.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, A. C. O.; SCHNEKENBERG. Análise documental como recurso metodológico na pesquisa qualitativa. Monte Carmelo: Fucamp, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356 Acesso em: 25 set. 2021.

KLEPKA, V.; CORAZZA, M. J. O essencialismo na classificação de Lineu e a repercussão dessa controvérsia na Biologia. São Paulo: Revista PUC. V. 18, 2018 - p. 73 - 110. DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p73-110 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/37084 Acesso em: 11 mar. 2020.

LINNEI, C. Elements of Botany. Tradução: Adrien-Henri de Jussieu. 1° ed. 1849.

LINNEI, C. Systema naturae perregna tria naturae, secundum classes, ordines, genera, species, cum characteribus differentiis, synonymis, locis. Ed. 10. 1758.

LOPES, W. R.; VASCONCELOS, S. D. Sistemática Filogenética no ensino médio: uma reflexão a partir das concepções de alunos e professores da rede pública de Pernambuco, Brasil. Rev. Educação em Biologia, Argentina, 2014, p. 38 - 50. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/266557661_SISTEMATICA_FILOGENETICA_NO_ENSINO_MEDIO_UMA_REFLEXAO_A_PARTIR_DAS_CONCEPCOES_DE_ALUNOS_E_PROFESSORES_DA_REDE_PUBLICA_DE_PERNAMBUCO_BRASIL> Acesso em: 17 fev. 2022.

NASCIMENTO, M. M., CAVALCANTI, C.; OSTERMANN, F. Na busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas. São Paulo: Rev. Bras. Ensino Fís. v. 40, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0237 . Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/8jPnnXc48zXNmsLHB4JgPWN/?lang=pt> Acesso em: 23 set. 2021.

OLIVEIRA, J. C. Fundamentos de sistemática filogenética para professores de ciências e biologia. Juiz de Fora: rev. Virtú – ICH, 2010. Disponível em: <https://www.ufjf.br/virtu/edicoes-anteriores/segunda/ > Acesso em: 17 fev. 22.

OLIVEIRA, T. S. ENEM: breves considerações sobre importância avaliativa e reforma educacional. Porto Alegre: Rev. Eletrônica PUC, v. 7, n. 2, 2016, p. 278-288 DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23995. Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Acesso em: 18 fev. 22.

PEDERNEIRAS, L. C. Conceitos Básicos de Filogenia. São Paulo, Instituto de Botânica, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/11214337-Conceitos-basicos-de-filogenia.html. Acesso em 18 mar. 2020.

PRESTES, M. E. B.; OLIVEIRA, P.; JENSEN, G. M. As origens da classificação de plantas de Carl von Linné no ensino de biologia. Campinas, Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 101-137, 2009. Disponível em: https://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-04-Maria-Elice-Prestes-et-al.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.

RODRIGUES, M. E.; JUSTINA, L. A. D. O. Conteúdo de sistemática filogenética em livros didáticos do ensino médio. Minas Gerais: UFMG, v. 13, n. 2, mayo-agosto, 2011, pp. 65-84. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/1295/129519166005.pdf> Acesso em: 17 fev. 2022.

ROSSATO, B. S. P.; BERTONI, D. Discutindo evolução: Utilização de cladogramas para o ensino de sistemática filogenética no ensino médio. 2021. p. 12 - 77. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.

SÁ, N. L; NAGEM, R. L.; ALMEIDA, M. G.; BARCELOS, M. F. Metáfora Marcha do progresso e as concepções de evolução nas obras A origem das espécies (Charles Darwin) e Early man (F. Clark Howell). Latin American Journal of Science Education. v. 1, p. 1 – 15, 2014.

SANTOS, C. M. D.; KLASSA, B. Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética. Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, p. 62-80, 3 ago. 2012.

SANTOS, C. M.; KLASSA, B. 50 anos de sistemática filogenética: analise do livro filogenético primeiros passos e prospecções para o ensino de evolução. São Paulo: Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, p. 22 – 33, 2017.

SILVEIRA, F. L.; BARBOSA, M. C. B.; SILVA, R. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma análise crítica. Porto Alegre: Rev. Bras. Ensino Fís. v. 37, n. 1, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173710001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/TpSdTxpHR3XBgFttPmgmyPF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 27 set. 2020.

SIMPSON, G. G. Princípios de Taxonomia Animal. 1962.

SOUZA, P. H. R.; ROCHA, M. B. Sistemática, Filogenética e Divulgação Científica: análise da Revista Scientific American Brasil. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia. São Paulo: Rev. Alexandria, v. 8, n. 1. 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p75. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p75. Acesso em: 04 out. 2021.

VARGAS, H. M. Por uma “freada de arrumação”: Enem e Covid19. Rev. ANPED, 2020. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/por_uma_freada_corrigido.pdf> Acesso em: 27 jul. 2021.

ZANELLA, L. C. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração. UFSC, 2013. 134 p.

Downloads

Publicado

01/03/2024

Como Citar

CAROLINA SOARES, A.; ALBERTO ELIAS, M.; SANDRO BARROS DE SOUZA, A. Sistemática Filogenética:: um olhar panorâmico a partir do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023010, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2359. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2359. Acesso em: 24 nov. 2024.