Sistemática Filogenética:

um olhar panorâmico a partir do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

Autores

  • Ana Carolina Soares Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama
  • Marcelo Alberto Elias IFPR - Instituto Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1613-376X
  • Alex Sandro Barros de Souza Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2359

Palavras-chave:

Biologia evolutiva, Biologia comparada, Ensino de Biologia

Resumo

A sistemática filogenética, ou cladística, é o método de classificação dos seres vivos com base na ancestralidade genealógica e evolutiva das espécies, com isso desenvolvem relações hipotéticas entre ancestrais e descendentes, o que resulta em cladogramas e ou dendrogramas. Dessa forma, esse conteúdo está presente no currículo do ensino médio dentro do componente curricular de biologia e consequentemente é cobrado em diversos exames, dentre eles o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. A prova pode alcançar diversos âmbitos, um deles é servir de referência para o aperfeiçoamento do currículo, podendo assim direcionar reformas educacionais. Considerando as implicações do exame, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar o uso da sistemática filogenética na construção de questões de biologia, formuladas pelo ENEM. O período analisado compreendeu os anos de 2010 a 2020, como instrumento analítico foram utilizados princípios da análise de conteúdo.  Diante disso, após a análise das questões foi possível identificar a presença de maneira bastante discreta dos conceitos de filogenética e cladística, alinhados com conceitos atuais.  Contudo, os resultados encontrados nesta pesquisa, nos levam a inferir que os respectivos conceitos, por serem pouco cobrados no exame, podem vir a ser tornar invisibilizados no cotidiano do ensino de biologia da educação básica.

Biografia do Autor

Ana Carolina Soares, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

Licenciada em Ciências Biológicas - IFPR

Marcelo Alberto Elias, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) – Unicamp. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama – Instituto Federal do Paraná – IFPR. 

Alex Sandro Barros de Souza, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama – Instituto Federal do Paraná – IFPR.

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Publicado

01/03/2024

Como Citar

CAROLINA SOARES, A.; ALBERTO ELIAS, M.; SANDRO BARROS DE SOUZA, A. Sistemática Filogenética:: um olhar panorâmico a partir do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023010, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2359. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2359. Acesso em: 27 abr. 2024.