O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES LIVRES NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.2028Palavras-chave:
-Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de softwares livres educacionais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando problemáticas da sociedade atual no cenário da educação e apresentando benefícios de se utilizar tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se também a importância de avaliar a qualidade dos softwares utilizados, levando em conta as necessidades dos usuários, para que sejam efetivos para todo o sistema de ensino. O estudo é realizado a partir de uma revisão sistemática acerca da aplicação dos softwares educacionais no EJA, buscando compreender como os softwares livres têm sido empregados no ensino de jovens e adultos e se eles se mostraram eficazes nos casos de estudo, e caso contrário quais são as dificuldades encontradas. Desse modo, notou-se que tem se levado em consideração a aplicação de um novo modelo de ensino apoiado nas novas tecnologias, porém dada a realidade socioeconômica do país, foram apontadas uma série de condições para tal, como a realidade social dos alunos, a infraestrutura das escolas, as limitações intelectuais e motoras dos usuários, fatores esses que fizeram diferença ao se escolher ferramentas e métodos de qualidade. Com base nos trabalhos analisados, que totalizaram 20, pôde-se ainda compreender que o uso dos softwares educacionais pode ser aplicado sim de forma efetiva no ensino de jovens e adultos, provendo uma melhora na qualidade do ensino, aumento na curva de aprendizado, inclusão digital e aproximação com a realidade do mercado de trabalho.
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- 09/05/2022 (2)
- 05/03/2022 (1)
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