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O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES LIVRES NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.2028

Palavras-chave:

-

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de softwares livres educacionais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando problemáticas da sociedade atual no cenário da educação e apresentando benefícios de se utilizar tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se também a importância de avaliar a qualidade dos softwares utilizados, levando em conta as necessidades dos usuários, para que sejam efetivos para todo o sistema de ensino. O estudo é realizado a partir de uma revisão sistemática acerca da aplicação dos softwares educacionais no EJA, buscando compreender como os softwares livres têm sido empregados no ensino de jovens e adultos e se eles se mostraram eficazes nos casos de estudo, e caso contrário quais são as dificuldades encontradas. Desse modo, notou-se que tem se levado em consideração a aplicação de um novo modelo de ensino apoiado nas novas tecnologias, porém dada a realidade socioeconômica do país, foram apontadas uma série de condições para tal, como a realidade social dos alunos, a infraestrutura das escolas, as limitações intelectuais e motoras dos usuários, fatores esses que fizeram diferença ao se escolher ferramentas e métodos de qualidade. Com base nos trabalhos analisados, que totalizaram 20, pôde-se ainda compreender que o uso dos softwares educacionais pode ser aplicado sim de forma efetiva no ensino de jovens e adultos, provendo uma melhora na qualidade do ensino, aumento na curva de aprendizado, inclusão digital e aproximação com a realidade do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Luíza De Lara Ribeiro

Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de softwares livres educacionais na
Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando problemáticas da sociedade atual no cenário
da educação e apresentando benefícios de se utilizar tecnologias educacionais no processo de
ensino-aprendizagem. Ressalta-se também a importância de avaliar a qualidade dos softwares
utilizados, levando em conta as necessidades dos usuários, para que sejam efetivos para todo
o sistema de ensino. O estudo é realizado a partir de uma revisão sistemática acerca da
aplicação dos softwares educacionais no EJA, buscando compreender como os softwares
livres têm sido empregados no ensino de jovens e adultos e se eles se mostraram eficazes nos
casos de estudo, e caso contrário quais são as dificuldades encontradas. Desse modo, notou-se
que tem se levado em consideração a aplicação de um novo modelo de ensino apoiado nas
novas tecnologias, porém dada a realidade socioeconômica do país, foram apontadas uma
série de condições para tal, como a realidade social dos alunos, a infraestrutura das escolas, as
limitações intelectuais e motoras dos usuários, fatores esses que fizeram diferença ao se
escolher ferramentas e métodos de qualidade. Com base nos trabalhos analisados, que
totalizaram 20, pôde-se ainda compreender que o uso dos softwares educacionais pode ser
aplicado sim de forma efetiva no ensino de jovens e adultos, provendo uma melhora na
qualidade do ensino, aumento na curva de aprendizado, inclusão digital e aproximação com a
realidade do mercado de trabalho.

Referências

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Publicado

05/03/2022

Versões

Como Citar

CAMARGO MAIA, A. .; DE LARA RIBEIRO, L. .; FERNANDO DIORIO, R.; FERNANDO DIORIO, R. O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES LIVRES NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 125–145, 2022. DOI: 10.47734/rce.v2i2.2028. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2028. Acesso em: 25 abr. 2024.