O desenvolvimento dos Três Mundos da Matemática no estudo de Funções Trigonométricas com o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1898Palavras-chave:
Três Mundos da Matemática, GeoGebra, TDIC, Trigonometria, Educação MatemáticaResumo
As tecnologias digitais e suas múltiplas funcionalidades têm tomado um papel importante no dia a dia da sociedade moderna, no entanto, seu uso no ambiente escolar, assim como seu papel na formação de professores, ainda é limitado. Pensando em colaborar com uma mudança neste quadro, neste trabalho avaliamos as potencialidades e limitações do uso do GeoGebra nos processos de ensino e de aprendizagem de funções trigonométricas. Para atingir esse objetivo, foram elaboradas atividades que buscam avaliar o papel dos parâmetros no gráfico da função cosseno com uso do aplicativo Geogebra Classroom. As atividades foram aplicadas para onze estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino por meio de uma oficina remota. Após a realização das atividades, foram enviados aos licenciandos um questionário avaliativo da oficina e das atividades propostas. O referencial teórico utilizado nas análises dos protocolos é os Três Mundos da Matemática. As análises indicam interações favoráveis entre os participantes e as tecnologias utilizadas, e que estes tiveram êxito em responder as questões propostas. Além disso, no questionário avaliativo, os participantes apontaram interesse em utilizarem-se das estratégias apresentadas na escola básica.
Abstract
Digital technologies and their multiple functionalities have taken an important role in the routine of modern society, however, their use within school environments, alongside their role in teacher training, is still limited. Thinking of collaborating to a change in this scenario, in this work we evaluated the potentialities and limitations in the use of GeoGebra in the teaching and learning processes of trigonometrical functions. To reach this objective, activities that seek to assessthe role of the parameters in the cosine function graph with the usage of the GeoGebra Classroom appwere developed. The activities were applied to eleven students of a LicentiateDegree in Mathematics of a public educational institution through a remote workshop. After carrying out the activities, an evaluation questionnaire of the workshop and the activities was sent to the undergraduate students. The theoretical framework used in the analysis of the protocols was the Three Worlds of Mathematics. The analysis indicates favorable interactions between the participants and the technologyused, and that said participants were successful in answering the proposed questions. Furthermore, in the evaluation questionnaire, the participants showed interest in usingthe presented strategies in basic school.
Keywords: Three Worlds of Mathematics, GeoGebra, DICT, Trigonometry, Mathematical Education.
Referências
FEITOSA, M. C.; AQUINO, A. A. de; SOUSA, B. F. de; LAVOR, O. P. O uso do GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino de funções inversas e logarítmicas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2003, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id3952. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3952. Acesso em: 29mai. 2021.
JAVARONI, S. L.; ZAMPIERI, M. T.; OLIVEIRA, F. T. Tecnologias digitais: É possível integrá-las às aulas de Matemática? In: Congresso Internacional das Tic Na Educação, III., Anais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, p. 970–974, 2014.
MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, H. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio. v. 10, n. 3, 2012, p. 247-255. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254/1280>. Acesso em 05 de dezembro de 2020.
PEREIRA FILHO, A. D.; TIMÓTEO, S. C. de S.; COSTA, D. E.; REIS, T. S. dos. Contribuições do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª sériedo Ensino Médio.REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 288-311, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7. n1.p288-311.i7865. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7865>. Acesso em: 29 mai. 2021.
SOUZA, L. B. B.; CABRAL, N. F. O GeoGebra no estudo da reta e circunferência com estudantes de licenciatura em matemática. REMATEC, v. 16, n. 37, p. 123-139, 15 jan. 2021.
TALL, D. O. How Humans Learn to Think Mathematically: Exploring the Three Worlds of Mathematics. 1ª. ed. New York: Cambridge University Press, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.