Educação financeira
Uma proposta de implementação das TICS no contexto da aprendizagem baseada em projetos (ABPj)
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1894Palavras-chave:
Educação financeira, Ensino médio, Matemática, Aprendizagem baseada em projetos, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
Neste trabalho apresentamos a educação financeira como uma área de conhecimento para formação complementar dos estudantes dentro do modelo do novo Ensino Médio. São apresentadas atividades didáticas com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem da disciplina usando a abordagem da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). A análise do conhecimento adquirido pelos alunos foi realizada através de uma avaliação formativa, isto é, do processo de aprendizagem. Verificamos a compreensão dos estudantes dos possíveis reflexos e impactos positivos da educação financeira na vida adulta por meio de um projeto de tutoria envolvendo alunos do 2º ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental.
Abstract
Finance education is presented as a complementary formation learning field for high school brazilian students. Project Based Learning (PjBL) and Information and Communication Technology (ICT) tools have been applied as basis on the development of active teaching-and-learning assignments. Learning process and acquired skills analysis has been evaluated through a mentoring activity engaging elementary and high school students. Therefore, it was possible to present this pedagogical approach which comprehends researching, collaborative work and knowledge sharing can promote student meaningful learning.
Keywords: Finance education; High school; Mathematics; Project based learning; Information and communication technology (ICT).
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/> Acesso em: 14/01/2021.
BRÖNSTRUP, T. M.; BECKER, K. L. Educação financeira nas escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria (RS). In: Revista CAMINE: Caminhos da Educação, Franca, v. 8, n. 2, pp. 19-44, 2016.
GROENWALD, C. L. O.; OLGIN, C. A. Educação financeira no currículo de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.11, n. 2, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/ 8433 >. Acesso em: 28/12/2020.
MAZEPA, E. A.; PEREIRA, E. A educação financeira no contexto escolar: uma proposta de modelagem matemática. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1878> . Acesso em 28/12/2020. ISBN 978-85-8015-093-3
SILVA, A. D. P.; PESSOA, C. A. S.; CARVALHO, L. M. T. L. Panorama da educação financeira escolar em documentos oficiais. In: Tangram–Revista de Educação Matemática, Dourados -MS –v.1 n. 4, pp. 66 -86 (2018)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.