Educação financeira

Uma proposta de implementação das TICS no contexto da aprendizagem baseada em projetos (ABPj)

Autores

  • Alexandre Galetti Fundação Romi
  • Elvis Rodrigues
  • Rayane Amaral
  • Robson Camargo

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1894

Palavras-chave:

Educação financeira, Ensino médio, Matemática, Aprendizagem baseada em projetos, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Neste trabalho apresentamos a educação financeira como uma área de conhecimento para formação complementar dos estudantes dentro do modelo do novo Ensino Médio. São apresentadas atividades didáticas com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem da disciplina usando a abordagem da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). A análise do conhecimento adquirido pelos alunos foi realizada através de uma avaliação formativa, isto é, do processo de aprendizagem. Verificamos a compreensão dos estudantes dos possíveis reflexos e impactos positivos da educação financeira na vida adulta por meio de um projeto de tutoria envolvendo alunos do 2º ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Abstract

Finance education is presented as a complementary formation learning field for high school brazilian students. Project Based Learning (PjBL) and Information and Communication Technology (ICT) tools have been applied as basis on the development of active teaching-and-learning assignments. Learning process and acquired skills analysis has been evaluated through a mentoring activity engaging elementary and high school students. Therefore, it was possible to present this pedagogical approach which comprehends researching, collaborative work and knowledge sharing can promote student meaningful learning.

Keywords: Finance education; High school; Mathematics; Project based learning; Information and communication technology (ICT).

Referências

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Publicado

05/02/2022

Como Citar

GALETTI, A.; RODRIGUES, E.; AMARAL, R. .; CAMARGO, R. Educação financeira: Uma proposta de implementação das TICS no contexto da aprendizagem baseada em projetos (ABPj). Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 75–90, 2022. DOI: 10.47734/rce.v2i2.1894. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1894. Acesso em: 22 dez. 2024.