Ferramentas digitais no ensino de ciências da natureza

Autores

  • Anderson Oliveira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Catanduva

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1893

Palavras-chave:

Tecnologia, Plataformas digitais, Educação

Resumo

As novas tecnologias proporcionam diversas possibilidades no processo educacional, facilitando que o aluno construa o saber por meio das próprias vivências. Entretanto, para a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no âmbito escolar se faz necessário a formação continuada dos docentes. Com a falta de conhecimento e domínio desses profissionais, as tecnologias ficam limitadas a poucas ferramentas dentro da sala de aula. Nesse contexto, o docente tem a função de mediar o conhecimento, orientando seus alunos no uso de tais tecnologias para que os objetivos do processo de ensino-aprendizagem sejam alcançados. Essa pesquisa teve como objetivo a criação de TICs voltadas ao contexto educacional no ensino de ciências da natureza, apresentando as potencialidades de plataformas digitas como Scratch com a criação de um vídeo didático, além da produção de Storyboard e um Jogos educativos com exercícios interativos de quiz.

 

Abstract

The new technologies provide several possibilities in the educational process, making it easier for the student to build knowledge through their own experiences. However, for the use of technologies in the school environment it is necessary the training of teachers. With limited knowledge of these professionals, the technologies are restricted to few tools in the classroom. In this context, the teacher has the role of mediator, assisting the students in the use of technologies to achieve the objectives of the teaching learning process. This work aimed to create digital tools focused on the educational context of natural sciences, presenting the potential of digital platforms such as Scratch by the creation of a didactic video. Educational games and interactive quiz exercises will be produced in the next work steps.

Keywords: Technology; Digital platforms; Education.

Referências

CARDOSO, S. H. Utilizando Simulações no Ensino Médico. Revista Informática Médica, Campinas, v. 1, n. 4, jul-ago. 1998.

CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação Básica.Brasília: MEC. 2013.

DE LARA, Isabel Cristina Machado. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. 2004.

FERREIRA, Márcia H. M. A tecnologia educacional e suas repercussões para a “formação” e “prática” docente.Revista Electrónica Trabalho e Educação em Perspectiva, n. 2, 2006.

GREGÓRIO, E. A.; OLIVEIRA, L. G.; MATOS, S. A. Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de Biologia: uma proposição investigativa para o ensino de síntese proteica.Experiências em ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 101-125, 2016.

GRÜBEL, Joceline Mausolff; BEZ, Marta Rosecler. Jogos educativos. RENOTE-Revista Novas tecnologias na Educação, v. 4, n. 2, 2006.

JEAN, Evren Ney da Silva. Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem. 2017. Tese (Mestrado em Ciências e Tecnologia para Recursos Amazônicos) – Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2017.

MARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros. Usando o Scratch para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2012.

MESSA, Wilmara Cruz. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem-AVAs: a busca por uma aprendizagem significativa. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 9, ed 1, p. 1-49, 2010.

MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. Ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

MOTA, Fernanda P. et al. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2014. p. 377.

PIMENTEL, Fernando S. C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Rio de Janeiro: DECEx, 2007. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/266291850>. Acesso em: 27 jun. 2020.

SILVA, Marília Gerlane Guimarães da. O uso do software HagáQuê como pedagógica na construção de história em quadrinhos: auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.

VON WANGENHEIM, C. G.; NUNES, V. R.; DOS SANTOS, G. D. Ensino de computação com Scratch no ensino fundamental–um estudo de caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 03, p. 115, 2014.

Downloads

Publicado

05/02/2022

Como Citar

SANTOS, A. O. dos. Ferramentas digitais no ensino de ciências da natureza. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 65–74, 2022. DOI: 10.47734/rce.v2i2.1893. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1893. Acesso em: 21 nov. 2024.