Ferramentas digitais no ensino de ciências da natureza

Autores

  • Anderson Oliveira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Catanduva

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1893

Palavras-chave:

Tecnologia, Plataformas digitais, Educação

Resumo

As novas tecnologias proporcionam diversas possibilidades no processo educacional, facilitando que o aluno construa o saber por meio das próprias vivências. Entretanto, para a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no âmbito escolar se faz necessário a formação continuada dos docentes. Com a falta de conhecimento e domínio desses profissionais, as tecnologias ficam limitadas a poucas ferramentas dentro da sala de aula. Nesse contexto, o docente tem a função de mediar o conhecimento, orientando seus alunos no uso de tais tecnologias para que os objetivos do processo de ensino-aprendizagem sejam alcançados. Essa pesquisa teve como objetivo a criação de TICs voltadas ao contexto educacional no ensino de ciências da natureza, apresentando as potencialidades de plataformas digitas como Scratch com a criação de um vídeo didático, além da produção de Storyboard e um Jogos educativos com exercícios interativos de quiz.

 

Abstract

The new technologies provide several possibilities in the educational process, making it easier for the student to build knowledge through their own experiences. However, for the use of technologies in the school environment it is necessary the training of teachers. With limited knowledge of these professionals, the technologies are restricted to few tools in the classroom. In this context, the teacher has the role of mediator, assisting the students in the use of technologies to achieve the objectives of the teaching learning process. This work aimed to create digital tools focused on the educational context of natural sciences, presenting the potential of digital platforms such as Scratch by the creation of a didactic video. Educational games and interactive quiz exercises will be produced in the next work steps.

Keywords: Technology; Digital platforms; Education.

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Publicado

05/02/2022

Como Citar

SANTOS, A. O. dos. Ferramentas digitais no ensino de ciências da natureza. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 65–74, 2022. DOI: 10.47734/rce.v2i2.1893. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1893. Acesso em: 26 abr. 2024.