Discussões sobre saúde do idoso

Uma proposta de gamificação no Grupo Maturidade do IFSP-Campus Capivari

Autores

  • Daniel Ramos de Souza Prefeitura Municipal de Elias Fausto
  • Juliana Rodrigues
  • Telma Stein Rodrigues .

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1892

Palavras-chave:

Envelhecimento, Gamificação, Quiz, Qualidade de Vida

Resumo

O presente estudo objetiva delinear proposta de gamificação com temática de saúde e qualidade de vida, tendo como público alvo idosos. Para a elaboração da atividade, utilizou-se elementos de jogos tipo Quiz, e estabeleceu-se critérios para a pontuação, reforço em pontos, e utilização da quantia obtida para troca de brindes. Delimitou-se como público-alvo os participantes do Grupo Maturidade do Instituto Federal de São Paulo – Campus Capivari. Como conteúdo das questões, buscou-se informações sobre as doenças Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer, contextualizadas com a referida etapa de vida. O envelhecimento do corpo físico pode acarretar perdas cognitivas e diminuição dos reflexos, contudo, tais mudanças podem produzir comportamentos adaptados e saudáveis. O estudo parte de revisão bibliográfica, e posterior delimitação da intervenção. O estudo se faz relevante no que se refere à necessidade de discutir e refletir sobre a saúde do idoso, contribuindo para melhor qualidade de vida no envelhecimento. Conclui-se que a estratégia delimitada pode ser útil para a aprendizagem sobre a temática, trazendo efeitos informativos e reflexivos sobre a saúde dos idosos.

 

Abstract

The present study aims to outline a gamification proposal with a health and quality of life theme, targeting the elderly people. For the elaboration of the activity, elements of Quiz-type games were used, and were established rules for scoring, reinforcement in points, and use of the amount obtained to exchange gifts. the participants are the elderly of the Maturity Group from Instituto Federal de São Paulo, Capivari Campus. As content of the questions, information was sought about the diseases Lupus, Fibromyalgia and Alzheimer's disease, contextualized with the referred stage of life. The aging of the physical body can cause cognitive losses and decreased reflexes, however, such changes can produce adapted and healthy behaviors. The study starts with a bibliographic review, and posterior delimitation of the intervention. The study is relevant in terms of the need to discuss and reflect on the health of the elderly, contributing to a better quality of life in aging. It is concluded that the defined strategy can be useful for learning about the theme, bringing informative and reflective effects on the health of the elderly.

Keywords: Aging; Gamification; Quiz; Life Quality

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Publicado

05/02/2022

Como Citar

SOUZA, D. R. de; RODRIGUES, J.; RODRIGUES, T. S. Discussões sobre saúde do idoso: Uma proposta de gamificação no Grupo Maturidade do IFSP-Campus Capivari. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 44–64, 2022. DOI: 10.47734/rce.v2i2.1892. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1892. Acesso em: 21 nov. 2024.