Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa de ensino médio integrado ao técnico sob a visão do professor
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1886Palavras-chave:
Multiletramentos, Multimodalidade, Português, ProfessorResumo
Esta pesquisa tem por objetivo entender a existência de espaço para uma abordagem voltada para os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no ensino médio integrado ao técnico, sob a visão do professor que atua cotidianamente na escola. Para alcançá-lo, desenvolvemos uma pesquisa de campo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Salto de abordagem qualitativa, aprovada pelo comitê de ética e dividida em duas fases. Na primeira fase, realizamos entrevistas semiestruturadas com dois professores, analisando-as em interlocução com as teorias da Pedagogia dos Multiletramentos, sendo que, por meio dessa análise, pudemos ter uma percepção mais clara de uma abordagem voltada para os Multiletramentos nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico. Em um segundo momento, com base nessa análise e nas fases da Pedagogia dos Multiletramentos, propostas pelo grupo Nova Londres (CAZDEN et al., 1996) desenvolveremos um plano de aula. Esse plano será analisado – quanto à sua viabilidade – pelos mesmos professores entrevistados anteriormente. Esperamos que os resultados possam auxiliar tanto os professores de língua portuguesa que atuam no ensino médio, quanto os graduandos do curso de Letras.
Abstract
This research aims at understanding if there is room for a Multiliteracies approach in Portuguese lessons in the context of technical high school, considering teachers’ point of view.In order to reach this objective, we developed a field research at Instituto Federal de São Paulo (IFSP) –Salto campus. It is a qualitative research, approvedby the Ethical Committee and divided in two phases.Firstly, we conducted semistructural interviews with two teachers, which were analysedaccording to Multiliteracies theories. Through this analysis, we could have a clearer perception about a Multiliteracies approach in Portugueselessons in the context of technical high school. Secondly, based on those analysis and on the phases of Multiliteracies Pedagogy, proposed by The New London Group (CAZDEN et al., 1996), we will develop a lesson plan. This plan will be analysed concerning its viability by the same teachers who were previously interviewed. We expect the results can help both high school Portugueseteachers and undergraduate language students.
Keywords: Multiliteracies; Multimodality; Portuguese; Teacher.
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