Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa de ensino médio integrado ao técnico sob a visão do professor

Autores

  • Rodrigo Ramalho Souza IFSP - Câmpus Salto
  • Joana de São Pedro Inocente Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Salto

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1886

Palavras-chave:

Multiletramentos, Multimodalidade, Português, Professor

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo entender a existência de espaço para uma abordagem voltada para os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no ensino médio integrado ao técnico, sob a visão do professor que atua cotidianamente na escola. Para alcançá-lo, desenvolvemos uma pesquisa de campo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Salto de abordagem qualitativa, aprovada pelo comitê de ética e dividida em duas fases. Na primeira fase, realizamos entrevistas semiestruturadas com dois professores, analisando-as em interlocução com as teorias da Pedagogia dos Multiletramentos, sendo que, por meio dessa análise, pudemos ter uma percepção mais clara de uma abordagem voltada para os Multiletramentos nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico. Em um segundo momento, com base nessa análise e nas fases da Pedagogia dos Multiletramentos, propostas pelo grupo Nova Londres (CAZDEN et al., 1996) desenvolveremos um plano de aula. Esse plano será analisado – quanto à sua viabilidade – pelos mesmos professores entrevistados anteriormente. Esperamos que os resultados possam auxiliar tanto os professores de língua portuguesa que atuam no ensino médio, quanto os graduandos do curso de Letras.

 

Abstract

This research aims at understanding if there is room for a Multiliteracies approach in Portuguese lessons in the context of technical high school, considering teachers’ point of view.In order to reach this objective, we developed a field research at Instituto Federal de São Paulo (IFSP) –Salto campus. It is a qualitative research, approvedby the Ethical Committee and divided in two phases.Firstly, we conducted semistructural interviews with two teachers, which were analysedaccording to Multiliteracies theories. Through this analysis, we could have a clearer perception about a Multiliteracies approach in Portugueselessons in the context of technical high school. Secondly, based on those analysis and on the phases of Multiliteracies Pedagogy, proposed by The New London Group (CAZDEN et al., 1996), we will develop a lesson plan. This plan will be analysed concerning its viability by the same teachers who were previously interviewed. We expect the results can help both high school Portugueseteachers and undergraduate language students.

Keywords: Multiliteracies; Multimodality; Portuguese; Teacher.

Referências

BENTES, A. C. Oralidade, política e direitos humanos. In: ELIAS, V.M. (org.). Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2011, pp. 41-53.

CAZDEN, Cet al. (The New London Group). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, Vol.66, No.1, Spring 1996, p.60-92.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Introduction: Multiliteracies: The beginning of an idea. In: COPE, B.;KALANTZIS, M.(eds). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures.London, Routledge, 2000.

_______ (2000). Changing the Role of Schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (orgs.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Nova York: Routledge, 2006,

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas híbridas–Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008[1989].

KALANTZIS, M.; COPE, B.(2008). New Learning.Cambridge University Press, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E. D. A. Pesquisa em educação:abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e Multiletramentos. In: ROJO, R. (org). Escola Conectada: Os Múltiplos Letramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, pp. 13-36.

________ Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E.(orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

SANTOS, G.M.T.; REIS, J.P.C. Aprendizagem e o ensino remoto emergencial: reflexões em tempos de covid-19. In: SENHORAS, Elói Martins (org.).Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Iole, 2021. p. 71-97.

WINOGRAD, K. Critical Literacy, Common Core Standards and Young Learners: Imagining a Synthesis of Educational Approaches. In: WINOGRAD, K.(ed). Critical Literacies and Young Learners. Connecting Classroom Practice to the Common Core. New York: Routeledge, 2015. Kindle File

Downloads

Publicado

04/18/2022

Como Citar

SOUZA, R. R.; INOCENTE, J. de S. P. Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa de ensino médio integrado ao técnico sob a visão do professor. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 17–32, 2022. DOI: 10.47734/rce.v2i2.1886. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1886. Acesso em: 21 nov. 2024.