Uma investigação do uso do GeoGebra 3D no estudo de propriedades de poliedros

Autores

  • Esther Vanessa do Nascimento Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Guarulhos
  • William Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos
  • Roberto Seidi Imafuku Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos
  • Emanoel Fabiano Menezes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1884

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, GeoGebra 3D, Geometria Espacial, TDICs, Três Mundos da Matemática

Resumo

Neste artigo, investiga-se as potencialidades e limitações do uso do GeoGebra 3D nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente de poliedros. Para isto, aplicou-se uma oficina a 17 licenciandos em Matemática de uma instituição pública de ensino, que foi seguida de uma atividade de ensino voltada ao estudo de poliedros e suas propriedades. Ao final, aplicou-se um questionário avaliativo sobre a oficina e a atividade realizada. Os Três Mundos da Matemática é o referencial teórico que embasa as discussões. As análises da atividade indicam bons conhecimentos dos participantes com o uso do aplicativo e com os conceitos envolvidos. Além disso, a análise do questionário revela que os participantes identificam potencialidades para o ensino de poliedros com o uso do aplicativo.

 

Abstract

In this article, we investigate the potential and limitations of using GeoGebra 3D in the teaching and learning processes of Spatial Geometry, specifically polyhedrons. For this, a workshop was applied to 17 Mathematics graduates from a public educational institution, which was followed by a teaching activity focused on the study of polyhedrons and their properties. At the end, an evaluative questionnaire about the workshop and the activity performed was applied. The Three Worlds of Mathematics is the theoretical referencethat supports the discussions. Activity reviews indicate good knowledge of participants with the use of the application and the concepts involved. In addition, the analysis of the questionnaire reveals that the participants identify potentialities for teaching polyhedronsusing the application.

Keywords: Teaching and Learning; GeoGebra 3D; Spatial Geometry; DICTs; Three Worlds of Mathematics.

Biografia do Autor

Esther Vanessa do Nascimento Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Guarulhos

Licencianda em Matemática do IFSP, campus Guarulhos.

William Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos

Professr do IFSP, campus Guarulhos.

Roberto Seidi Imafuku, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos

Professor do IFSP, campus Guarulhos.

Emanoel Fabiano Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos

Professor do IFSP, campus Guarulhos.

Referências

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017.

BORBA, M. de C.; LACERDA, H. D. G. Políticas Públicas e Tecnologias Digitais: Um Celular Por Aluno. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA São Paulo, v.17, n. 3, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para uso Pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

LEME, C. B. O Uso do GeoGebra no Ensino da Geometria Espacial para Alunos do 2º Ano do Ensino Médio. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

MACEDO, I. S. Facilitando o Estudo da Geometria Espacial com o GeoGebra 3D. Salvador: UFBA, 2013.

SOUSA, R. C. de; ALVES, F. R. V.; FONTENELE, Francisca Cláudia F. Aspectos da Teoria das Situações Didáticas (TSD) Aplicada ao Ensino de Geometria Espacial Referente às Questões do ENEM com Amparo do Software GeoGebra. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 123-142, nov. 2020.

TALL, D. O. How Humans Learns to Think Mathematically: Exploring the Three Worlds Of Mathematics. 1. ed. New York: Cambridge University Press, 2013.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento.São Paulo: UNICAMP/NIED,1999.

VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo decompreensão dopapel das tecnologias de informação e comunicação naeducação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2005.

Downloads

Publicado

04/18/2022

Como Citar

SANTOS, E. V. do N.; VIEIRA, W.; IMAFUKU, R. S.; PEREIRA, E. F. M. Uma investigação do uso do GeoGebra 3D no estudo de propriedades de poliedros. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 3–16, 2022. DOI: 10.47734/rce.v2i2.1884. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1884. Acesso em: 17 abr. 2024.