Uma investigação do uso do GeoGebra 3D no estudo de propriedades de poliedros
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v2i2.1884Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, GeoGebra 3D, Geometria Espacial, TDICs, Três Mundos da MatemáticaResumo
Neste artigo, investiga-se as potencialidades e limitações do uso do GeoGebra 3D nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente de poliedros. Para isto, aplicou-se uma oficina a 17 licenciandos em Matemática de uma instituição pública de ensino, que foi seguida de uma atividade de ensino voltada ao estudo de poliedros e suas propriedades. Ao final, aplicou-se um questionário avaliativo sobre a oficina e a atividade realizada. Os Três Mundos da Matemática é o referencial teórico que embasa as discussões. As análises da atividade indicam bons conhecimentos dos participantes com o uso do aplicativo e com os conceitos envolvidos. Além disso, a análise do questionário revela que os participantes identificam potencialidades para o ensino de poliedros com o uso do aplicativo.
Abstract
In this article, we investigate the potential and limitations of using GeoGebra 3D in the teaching and learning processes of Spatial Geometry, specifically polyhedrons. For this, a workshop was applied to 17 Mathematics graduates from a public educational institution, which was followed by a teaching activity focused on the study of polyhedrons and their properties. At the end, an evaluative questionnaire about the workshop and the activity performed was applied. The Three Worlds of Mathematics is the theoretical referencethat supports the discussions. Activity reviews indicate good knowledge of participants with the use of the application and the concepts involved. In addition, the analysis of the questionnaire reveals that the participants identify potentialities for teaching polyhedronsusing the application.
Keywords: Teaching and Learning; GeoGebra 3D; Spatial Geometry; DICTs; Three Worlds of Mathematics.
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