O serviço social e a prática pedagógica

A arte como instrumento de intervenção social

Autores

  • Grazielle Nayara Felício Silva IFSP/PUC-SP
  • Amanda de Lima Garcia .

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v1i2.1612

Palavras-chave:

Dimensão pedagógica , Assistente Social, Arte

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central compreender como a arte pode se tornar um instrumental de intervenção na prática pedagógica do assistente social. Compreendendo que a prática do (a) Assistente Social deve ir além de suprir as necessidades básicas dos usuários, configurando-se como uma prática de reflexão e transformação, propiciando aos usuários acesso, emancipação e senso crítico, para que assim transformem suas realidades. Nesse sentido realizou-se uma pesquisa teórica e de campo, com intuito de compreender e aprofundar a dimensão pedagógica e de como a arte pode se tornar um instrumental de potencial para a categoria. Para tal, foram entrevistadas duas assistentes sociais com inserções em diferentes espaços sócio ocupacionais, para analisar a concepção de cada profissional e sua atuação perante a temática, sendo então, uma do campo da Política de Assistência e o outra da Educação. Assim, a questão a ser explanada tem como finalidade verificar a potencialidade e a importância da arte como instrumento de intervenção para o profissional da categoria, analisar a relevância da arte nas relações sociais e a influência que a mesma exerce. Por meio disso, buscou-se compreender a prática pedagógica do assistente social, se o profissional utiliza da arte em seu fazer profissional e a relevância de instituições e profissionais que utilizam a arte como instrumento de intervenção.

 

Abstract

The main objective of this work is to understand how art can become an instrument of intervention in the pedagogical practice of the social worker. Understanding that the practice of(a) Social Assistant must go beyond supplying the basic needs of users, being configured as a practice of reflection and transformation, providing users access, emancipation and critical sense, so that they transform theirrealities. In this sense, a theoretical and field research was carried out in order to understand and deepen the pedagogical dimension and how art can become an instrument of potential for the category. To this end, two social workers were interviewed with insertions in different socio-occupational spaces, to analyze the conception of each professional and its action on the theme, being then one of the field of the Policy of Assistance and the other of Education. Thus, the question to be explained aims to verify the potentiality and importance of art as an instrument of intervention for the professional of the category, to analyze the relevance of art in social relations and the influence that it exerts. Through this, we sought to understand the pedagogicalpractice of the social worker, if the professional uses art in his professional work and the relevance of institutions and professionals who use art as an instrument of intervention.

Keywords: Pedagogical dimension; Social worker; Art.

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Publicado

02/15/2021

Como Citar

FELÍCIO SILVA, G. N.; GARCIA, A. de L. O serviço social e a prática pedagógica: A arte como instrumento de intervenção social. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 62–75, 2021. DOI: 10.47734/rce.v1i2.1612. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1612. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Legada