História pública e ensino de história
A experiência da produção de curtas-metragens no IFSP-Câmpus Capivari
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v1i1.1565Palavras-chave:
História Pública, Educação antirracista, Curtas-metragensResumo
O presente texto tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre história pública e suas implicações no ensino de História. A discussão é fundamentada na experiência de um projeto de ensino colocado em prática com alunos do Ensino Médio no IFSP-Câmpus Capivari. Considerando as discussões sobre direitos humanos e educação antirracista, o projeto resultou na produção de curtas-metragens que tinham como problemática central pensar o protagonismo de homens e mulheres negros dentro da narrativa da História.
Abstract
This text aims to present a brief discussion about public history and its implications for the teaching of History. The discussion is based on the experience of a teaching project put into practice with high school students at the IFSP-Campus Capivari. Considering the discussions on human rights and anti-racist education, the project resulted in the production of short films thathad as central problem to think the protagonism of black men and women inside the History’s narrative.
Keywords: Public History, anti-racist education, short films.
Referências
BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2019.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de; TEIXEIRA, Ana Paula Tavares (editores). História pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e Voz, 2019.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro:Forense Universitária, 2000.
FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (orgs.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
FONSECA, Marcus Vinícius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra Borges (orgs.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia –estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno, Bauru, SP, EDUSC, 2001.
MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (orgs.). Que história pública queremos?São Paulo: Letra e Voz, 2018.
MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas(orgs.). Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
PINSKY, Jaime (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2018.
PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SILVA, Caroline Felipe Jango da. Extensão e diversidade étnico-racial no IFSP: caminhos para construção de uma educação antirracista. Tese (doutorado) –Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ciência em Evidência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.