História pública e ensino de história

A experiência da produção de curtas-metragens no IFSP-Câmpus Capivari

Autores

  • Felipe Vieira

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v1i1.1565

Palavras-chave:

História Pública, Educação antirracista, Curtas-metragens

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre história pública e suas implicações no ensino de História. A discussão é fundamentada na experiência de um projeto de ensino colocado em prática com alunos do Ensino Médio no IFSP-Câmpus Capivari. Considerando as discussões sobre direitos humanos e educação antirracista, o projeto resultou na produção de curtas-metragens que tinham como problemática central pensar o protagonismo de homens e mulheres negros dentro da narrativa da História.

 

Abstract

This text aims to present a brief discussion about public history and its implications for the teaching of History. The discussion is based on the experience of a teaching project put into practice with high school students at the IFSP-Campus Capivari. Considering the discussions on human rights and anti-racist education, the project resulted in the production of short films thathad as central problem to think the protagonism of black men and women inside the History’s narrative.

Keywords: Public History, anti-racist education, short films.

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Publicado

08/29/2020

Como Citar

VIEIRA, F. . História pública e ensino de história: A experiência da produção de curtas-metragens no IFSP-Câmpus Capivari. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 1, n. 1, p. 42–51, 2020. DOI: 10.47734/rce.v1i1.1565. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1565. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Legada