História pública e ensino de história

A experiência da produção de curtas-metragens no IFSP-Câmpus Capivari

Autores

  • Felipe Vieira

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v1i1.1565

Palavras-chave:

História Pública, Educação antirracista, Curtas-metragens

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre história pública e suas implicações no ensino de História. A discussão é fundamentada na experiência de um projeto de ensino colocado em prática com alunos do Ensino Médio no IFSP-Câmpus Capivari. Considerando as discussões sobre direitos humanos e educação antirracista, o projeto resultou na produção de curtas-metragens que tinham como problemática central pensar o protagonismo de homens e mulheres negros dentro da narrativa da História.

 

Abstract

This text aims to present a brief discussion about public history and its implications for the teaching of History. The discussion is based on the experience of a teaching project put into practice with high school students at the IFSP-Campus Capivari. Considering the discussions on human rights and anti-racist education, the project resulted in the production of short films thathad as central problem to think the protagonism of black men and women inside the History’s narrative.

Keywords: Public History, anti-racist education, short films.

Referências

BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2019.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de; TEIXEIRA, Ana Paula Tavares (editores). História pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e Voz, 2019.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro:Forense Universitária, 2000.

FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (orgs.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

FONSECA, Marcus Vinícius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra Borges (orgs.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia –estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno, Bauru, SP, EDUSC, 2001.

MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (orgs.). Que história pública queremos?São Paulo: Letra e Voz, 2018.

MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas(orgs.). Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

PINSKY, Jaime (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2018.

PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

SILVA, Caroline Felipe Jango da. Extensão e diversidade étnico-racial no IFSP: caminhos para construção de uma educação antirracista. Tese (doutorado) –Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2018.

Downloads

Publicado

08/29/2020

Como Citar

VIEIRA, F. . História pública e ensino de história: A experiência da produção de curtas-metragens no IFSP-Câmpus Capivari. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 1, n. 1, p. 42–51, 2020. DOI: 10.47734/rce.v1i1.1565. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1565. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Legada