O uso de museus e memoriais virtuais como ferramenta didática – pedagógica no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v1i2.1461Palavras-chave:
Museus Virtuais, Memorial Virtual, Patrimônio, Ensino de HistóriaResumo
O final do século XX e o início XXI marca de maneira significativa a educação brasileira e mundial, em especial, devido ao surgimento de novas tecnologias, que passa a integrar de forma contínua o ambiente escolar. Assim, é necessário a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, de forma a colaborar para uma mediação de ensino ainda mais eficiente entre professores e alunos. Sob essa ótica, a pesquisa aqui abordada buscou dialogar sobre o uso de museus virtuais como recurso didático para aulas de história no ensino médio. O recorte histórico escolhido para se trabalhar junto aos discentes, foi o período que abrange os governos totalitários do início do século XX e as ditaduras militares inseridas na américa latina a partir dos anos de 1960. No intuito de alcançar os objetivos propostos, foram escolhidos para realização das atividades o “Museu de Auschwitz” e o “Memorial da Democracia” como ferramentas didáticas.
Abstract
The end of the twentieth century and the beginning of the 21st century significantly marks Brazilian and global education, in particular, due to the emergence of new technologies, which are continuously integrating the school environment. Thus, itis necessary to insert new technologies in the school environment, in order to collaborate for an even more efficient teaching mediation between teachers and students. From this perspective, the research approached here sought to discuss the use of virtual museums as a teaching resource for history classes in high school. The historical outline chosen to work with the students, was the period that covers the totalitarian governments of the beginning of the 20th century and the military dictatorships inserted in Latin America from the 1960s. In order to achieve the proposed objectives, they were chosen to the “Auschwitz Museum” and the “Democracy Memorial” as teaching tools.
Keywords: Virtual Museums; Virtual Memorial; Patrimony; History teaching.
Referências
ANICO, Marta. A pós-modernização da cultura: patrimônio e museus na contemporaneidade. Revista Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 11, n. 23, p.71-.86, 2005.
BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
BRASIL. Decreto n.º. 25, de 30 de novembro de 1937. In:Proteção e revitalização do patrimônio cultural no Brasil: uma trajetória. Ministério da Educação e Cultura, secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Fundação Pró-memória. Brasília, 1980, p. 111-119.
CANANI, A. S. K. B. Henrança, Sacralidade e Poder: Sobre as Diferentes Categorias do Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23, p. 163-175, jan/jun 2005.
DUMBRA, Camila. Nataly. Pinho. Museu virtual interativo: perspectivas e possibilidades de apropriação por professores em suas práticas pedagógicas com crianças. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: 2013.
ECO, Umberto. A misteriosa chama da rainha Loana: romance ilustrado. Rio de Janeiro: Record, 2005.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Revista Educar. nº 16, Curitiba, p. 181-191, 2000. Editora UFPR. ERA VIRTUAL.
FARIAS, Edson Luis Silva. As tecnologias da comunicação e informação no ensino de história. 2009. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) – Universidade Federal de Santa Maria. Sant’ana do Livramento, 2009.
GUERREIRA, Jackeline Rodrigues Gonçalves. BATTINI, Okçana. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS OU POSSIBILIDADES? in III Jornada de Didática: Desafios para a Docência. Londrina: UEL, 2014.
JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro, Forense: 1990.
KENSKY, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo mundo da informação. São Paulo, Papirus, 2007.
LEE, Pierre. Por que aprender história? Educar em Revista. Curitiba, n. 42, p. 19-42, out./dez. 2011. Editora UFPR.
MARANDINO, Martha. et al.A educação em museus e os materiais educativos. São Paulo: FEUSP, 2016. 48p.
MATOS. Isla Andrade Pereira de. Educação museal: o caráter pedagógico de museu na construção do conhecimento. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium. Ituitutaba, v. 5, n. 1, p. 93-104, jan. 2014.
MENESES, Ulpiano Toledo de Bezerra. A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, nº. 34, p. 9-24, 1992.
MINAS GERAIS. História -CBC: Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2008.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2012.
NAKOU, Irene. Museus e Educação. História numa realidade contemporânea em transição. Revista Educar, Curitiba, Especial, p. 261-273, 2006. Editora UFPR.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: Editora PUC, 1993, p.7-28.
OLIVEIRA, Josué de. FASSBINDER, Carla Tatiani Kossman. Museu Cultura e Identidade: Equação Possível? In XI Seminário de Estudos Históricos: “A democracia ainda é a questão: reflexões sobre a ditadura civil-militar e a comissão nacional da verdade”. Novo Hamburgo, 2013.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 3, 1989.
RODRIGUES, Gessica Palhares; PORTO, Cristiane Magalhães. Realidade virtual: conceitos, evolução, dispositivos e aplicações. Interfaces científicas - educação. Aracaju, n. 03, p. 97-109, jun. 2013.
SOUZA, Flávia Cristina Antunes de. WEIERS, Meirilluce Samara. Uma experiência de educação patrimonial no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville: provocando sensações e estimulando percepções. In Revista CPC, São Paulo, n. 9, p. 25-41, nov. 2009/abr. 2010
TAVARES, Luana Ciciliano. A Educação Histórica e as Mídias digitais construindo o conhecimento histórico em sala de aula. 2015. 108 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2015.
VASCONCELOS, Karla. Colares. As práticas educativas digitais nos museus virtuais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza: 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciência em Evidência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.