O uso de museus e memoriais virtuais como ferramenta didática – pedagógica no ensino de história

Autores

  • Hassan Marra Jorge Escola Estadual Doutor Lindolfo Bernardes
  • Bruna Carvalho Nascimento Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v1i2.1461

Palavras-chave:

Museus Virtuais, Memorial Virtual, Patrimônio, Ensino de História

Resumo

O final do século XX e o início XXI marca de maneira significativa a educação brasileira e mundial, em especial, devido ao surgimento de novas tecnologias, que passa a integrar de forma contínua o ambiente escolar. Assim, é necessário a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, de forma a colaborar para uma mediação de ensino ainda mais eficiente entre professores e alunos. Sob essa ótica, a pesquisa aqui abordada buscou dialogar sobre o uso de museus virtuais como recurso didático para aulas de história no ensino médio. O recorte histórico escolhido para se trabalhar junto aos discentes, foi o período que abrange os governos totalitários do início do século XX e as ditaduras militares inseridas na américa latina a partir dos anos de 1960. No intuito de alcançar os objetivos propostos, foram escolhidos para realização das atividades o “Museu de Auschwitz” e o “Memorial da Democracia” como ferramentas didáticas.

 

Abstract

The end of the twentieth century and the beginning of the 21st century significantly marks Brazilian and global education, in particular, due to the emergence of new technologies, which are continuously integrating the school environment. Thus, itis necessary to insert new technologies in the school environment, in order to collaborate for an even more efficient teaching mediation between teachers and students. From this perspective, the research approached here sought to discuss the use of virtual museums as a teaching resource for history classes in high school. The historical outline chosen to work with the students, was the period that covers the totalitarian governments of the beginning of the 20th century and the military dictatorships inserted in Latin America from the 1960s. In order to achieve the proposed objectives, they were chosen to the “Auschwitz Museum” and the “Democracy Memorial” as teaching tools.

Keywords: Virtual Museums; Virtual Memorial; Patrimony; History teaching.

Biografia do Autor

Hassan Marra Jorge, Escola Estadual Doutor Lindolfo Bernardes

Licenciado em História, especialista em Supervisão Escolar e em Educação Inclusiva. Atualmente é docente efetivo de história na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Bruna Carvalho Nascimento, Universidade de Uberaba

Estudante de Arquitetura e Urbanismo.

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Publicado

02/15/2021

Como Citar

JORGE, H. M.; NASCIMENTO, B. C. O uso de museus e memoriais virtuais como ferramenta didática – pedagógica no ensino de história. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 46–61, 2021. DOI: 10.47734/rce.v1i2.1461. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/1461. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Legada