Revista Ciência em Evidência é indexada no Latindex

03/28/2024

Certamente a data de 27 de março de 2024 é muito importante para a Revista Ciência em Evidência, pois foi consolidado nesse dia o cadastro de nosso periódico no Latindex.

Qual a importância disso? É como conquistar um espaço de visibilidade em uma prateleira de uma grande e renomada biblioteca. Mas como nosso periódico é digital, o fato de estar registrado em um sistema internacional de indexação de periódicos científicos merece muitas comemorações, pois se trata de uma importante vitrine.

Como observa Leandro Rocha(1), da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o Latindex é um Sistema de Informação online para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, que surgiu em 1995, na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), e dois anos depois se tornou uma rede de cooperação ao associar-se a instituições importantes de outros países, como o IBICT, representante brasileiro, o IDICT (Cuba) e o IDEA (Venezuela). Também fazem parte do projeto: SciELO, Redalyc, DOAJ e International Science Council. Em anos seguintes, outros países integraram a comunidade, constituída por 24 instituições que trabalham para tornar os periódicos mais visíveis. 

A missão do Latindex é auxiliar as revistas a ampliarem seu alcance por meio do acesso aberto e de orientações que ajudam os editores a melhorar a qualidade do periódico e das publicações catalogadas. Um dos diferenciais no processo de solicitação de registro no catálogo é o formulário de auto diagnóstico de qualidade da revista, que permite a identificação do nível de transparência de informação contida em toda a estrutura da revista. Ele apresenta uma lista de 38 itens com as características avaliadas, que indicam o que o editor deve corrigir ou ajustar no periódico para conseguir o registro no sistema. A exigência mínima é que a revista atenda a oito características obrigatórias e outras 17 para somar a pontuação mínima de 25 itens. 

Além disso, é importante mencionar que o Latindex também é um espaço para capacitação, pois após o registro, os editores e a equipe podem participar de eventos formativos que auxiliam na gestão da qualidade do periódico e das publicações científicas.

Assim, nossa jovem revista, no seu quarto ano de existência, compartilha com toda a comunidade acadêmica, seus leitores, autores, colaboradores, avaliadores e equipe editorial essa importante conquista, que deverá atrair novos leitores e autores que virão colaborar nesse desenvolvimento da Revista Ciência em Evidência, e que, certamente, será relevante para alcançar a indexação em outras bases de dados, como o Portal de Periódicos da Capes, e um índice atrativo na Plataforma Sucupira.

 

______________________________________________

(1) ROCHA, Leandro. Como editores de periódicos cadastrados no Latindex percebem as barreiras e oportunidades da ciência aberta? ABEC Brasil, Ponto de Vista, ago. 2022. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/2022/08/como-editores-de-periodicos-cadastrados-no-latindex-percebem-as-barreiras-e-oportunidades-da-ciencia-aberta/?fbclid=IwAR0ruhFnCps28d2KpwN54YE1upKEVrgHMzDkdo4cACaXJsuEuW85FEXgPCY  Acesso em: 28 mar. 2024.