Explorando o Uso do GeoGebraAR no Ensino de Geometria Espacial com Futuros Professores

Autores

  • Igor Rocha Siqueira IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Guarulhos
  • Dr. William Vieira Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos
  • Dr. Roberto Seidi Imafuku Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2723

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Geometria Espacial, GeoGebraAR, Raciocínio Matemático

Resumo

Discute-se, neste artigo, as respostas de estudantes de licenciatura em matemática acerca de uma atividade investigativa de geometria espacial com o uso da realidade aumentada e a avaliação dos licenciandos sobre o uso da realidade aumentada na educação básica por meio de um questionário avaliativo sobre a atividade. O objetivo da investigação foi o de identificar potencialidades do uso da realidade aumentada como recurso para o ensino de geometria. Para isso, foram gravadas as telas e áudios dos celulares dos participantes durante a realização de uma atividade investigativa proposta no GeoGebraAR. O referencial teórico adotado na análise é o raciocínio matemático e o desenvolvimento de seus processos. De maneira geral, observou-se que a realidade aumentada influencia nos processos de raciocínio matemático, favorecendo o desenvolvimento ou revelando dificuldades dos participantes. A avaliação geral dos  licenciandos indicou potencialidades e interesses no uso dessa tecnologia em salas de aulas da educação básica.

Biografia do Autor

Igor Rocha Siqueira, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Guarulhos

Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP. Licenciando em Matemática
Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil.

Dr. William Vieira, Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2000) e mestrado em Matemática (2005) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2016). Em 2019 realizou estágio de pesquisa na Escola Superior de Educação de Lisboa - ESELx. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos, onde atua no curso de Licenciatura em Matemática e é membro do Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores - CEPIN e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP. Tem experiência e interesse nas áreas de ensino e de aprendizagem de Matemática e suas inovações, em todos os níveis, e na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Dr. Roberto Seidi Imafuku , Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos

Licenciado em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2001), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (2008) e Doutorado em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo (2018). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores (GEPEMFOP) e do Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores (CEPIN) do IFSP - Campus Guarulhos.

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Publicado

06/06/2025

Como Citar

SIQUEIRA, I. R.; VIEIRA, W.; IMAFUKU , R. S. Explorando o Uso do GeoGebraAR no Ensino de Geometria Espacial com Futuros Professores. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 6, n. FC, p. e025001, 2025. DOI: 10.47734/rce.v6iFC.2723. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2723. Acesso em: 21 jun. 2025.