Diálogos entre o ensino de idiomas e de artes no contexto do projeto Espanglish

Autores

  • Márcia Sepúlvida do Vale Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  • Roberto Lima Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  • Graziani França Claudino de Anicézio Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO)

Palavras-chave:

Educação Colaborativa, Dialogismo, Arte, Língua Estrangeira

Resumo

Esse estudo busca compreender o potencial da metodologia colaborativa como uma estratégia de ensino-aprendizagem dialógica e suas implicações para o ensino de idiomas e de arte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como contexto de investigação o Projeto Espanglish e como sujeitos investigados estudantes que cursam o ensino médio. Adotamos como referencial teórico os estudos de Bakhtin, de Freire e de outros autores na área da Educação Colaborativa. Os resultados apontam a potencialidade dessa metodologia em possibilitar o intercâmbio de saberes, a compreensão de outras culturas e a promoção do ensino-aprendizagem aberto ao mundo e a diversidade.

Biografia do Autor

Márcia Sepúlvida do Vale, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestre em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Roberto Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB)

Graziani França Claudino de Anicézio, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO)

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

2021-03-08