A afetividade e seu desenvolvimento na educação infantil

Reflexões linguístico-dialógicas

Autores

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Márcia Rejane da Silva Junqueira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rafael Marques Garcia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lucas Francelino de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Afetividade, Psicologia da Educação, Educação infantil

Resumo

Foi nosso objetivo analisar de que maneira as professoras da creche trabalham com as crianças, buscando responder à seguinte questão: de que forma os alunos de uma creche em Pombal/PB são estimulados a explorar os campos da afetividade no processo de aprendizagem? Para tanto, realizamos um estudo teórico-analítico sobre a influência da afetividade nos processos de ensino e aprendizagem, averiguando como algumas professoras da educação infantil constroem relações afetivas em suas atividades cotidianas, espontâneas ou intencionais. Utilizamos para tal questionários semiabertos, aplicados em quatro professoras, posteriormente analisados pela técnica de análise de discurso. Inferimos que a relação professor/aluno das depoentes é pautada tanto pelas condições físicas de um espaço capaz de atender as necessidades da criança, como também, pela capacidade de estabelecer diálogos, desenvolver a empatia para melhor compreender a linguagem emocional da criança e afetá-la sem as marcas de uma relação autoritária e coercitiva, mas sim pelas marcas da alegria e entusiasmo que criam condições para a criança se desenvolver mais rapidamente e integralmente.

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Márcia Rejane da Silva Junqueira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lucas Francelino de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

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Publicado

2021-03-08