A afetividade e seu desenvolvimento na educação infantil
Reflexões linguístico-dialógicas
Palavras-chave:
Afetividade, Psicologia da Educação, Educação infantilResumo
Foi nosso objetivo analisar de que maneira as professoras da creche trabalham com as crianças, buscando responder à seguinte questão: de que forma os alunos de uma creche em Pombal/PB são estimulados a explorar os campos da afetividade no processo de aprendizagem? Para tanto, realizamos um estudo teórico-analítico sobre a influência da afetividade nos processos de ensino e aprendizagem, averiguando como algumas professoras da educação infantil constroem relações afetivas em suas atividades cotidianas, espontâneas ou intencionais. Utilizamos para tal questionários semiabertos, aplicados em quatro professoras, posteriormente analisados pela técnica de análise de discurso. Inferimos que a relação professor/aluno das depoentes é pautada tanto pelas condições físicas de um espaço capaz de atender as necessidades da criança, como também, pela capacidade de estabelecer diálogos, desenvolver a empatia para melhor compreender a linguagem emocional da criança e afetá-la sem as marcas de uma relação autoritária e coercitiva, mas sim pelas marcas da alegria e entusiasmo que criam condições para a criança se desenvolver mais rapidamente e integralmente.
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