Letramento literário
Uma proposta didática ao ensino médio
Palavras-chave:
Letramento literário, Proposta didática, Ensino Médio, Visão da mulherResumo
As atuais pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa destacam a importância de trabalhar o texto na escola por meio da concepção interacionista da linguagem, pois tal perspectiva ancora ao Círculo de Bakhtin e reconhece o texto como um enunciado concreto marcado por ideologias, valores, socialmente organizado e instrumentalizado pelos gêneros discursivos.Neste sentido, o texto literário tem uma função importantíssima na escola, pois refletem e refratam visões críticas do homem sobre a história e sociedade, auxilia na capacidade de fabulação da compreensão do mundo, organização de ideias, desenvolvimento da leitura etc. Neste artigo temos como objetivo apresentar uma proposta didática organizada pelo Plano de Trabalho Docente-Discente para o 3º ano do ensino médio sobre as possíveis relações e oposições entre o Romantismo e Modernismo através de textos dos escritores Álvares de Azevedo e Oswald de Andrade sobre a figura feminina. Para isso, nos fundamentamos aos pressupostos de Letramento Literário.
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