A intertextualidade como elemento persuasivo em propagandas
Palavras-chave:
Intertextualidade, Propaganda, Estratégia persuasivaResumo
Este trabalho analisa como a publicidade vale-se da intertextualidade como estratégia persuasiva, visto que a propaganda tem o propósito de influenciar opiniões ou de obter adesão para uma ideia (Lara & Souza, 2007). Adotaremos a definição de dialogismo de Bakhtin (1997) e de intertextualidade em Maingueneau (2006). Foram selecionadas propagandas das seguintes empresas: SBT, Record, Netflix, Skol, McDonald’s e Burger King, agrupadas em dois conjuntos. Na análise, foram explorados a disposição de informações; o eixo temático; o texto verbal; a composição gráfica; e o diálogo estabelecido entre os textos. Como resultados, foi percebido uma semelhança da disposição dos elementos imagéticos e dos enunciados entre as propagandas analisadas. A partir da divisão proposta em conjuntos, notou-se que as propagandas estabelecem ora uma relação clara e explícita, ora implícita. Portanto, a intertextualidade faz parte da estrutura textual do gênero e ela também age discursivamente a favor das propagandas.
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