O texto como pretexto: ler ou não ler, eis a questão!
Palavras-chave:
Língua Portuguesa; Contos; Leitura.Resumo
O presente trabalho visa a relatar a experiência de alunos e docentes durante um bimestre de atividades e a resultante apresentação na VI Semana da Leitura de uma instituição de Educação Básica. Pretendo descrever neste relato três das dez atividades realizadas com um grupo de alunos. O objetivo de cada atividade, vinculadas ao gênero conto, foi a promoção da prática de leitura e o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem. Como resultado da realização dessas atividades, percebe-se o envolvimento protagonista dos alunos, suas reflexões sobre a língua, o aguçamento do interesse pela leitura e os desenvolvimento de habilidades diversas. O viés interdisciplinar também foi contemplado nesta experiência, pois os mesmos contos foram usados por outros docentes em seus componentes curriculares. (FAZENDA, 1993).
Referências
SCHULMAN, L. Renewing the pedagogy of teacher education: the impact of subject specific conceptions of teaching. Simpósio sobre Didáticas Específicas en la Formación de Professores. Santiago de Compostela, 1992.
FAZENDA, I. A interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
CÂNDIDO, A. Vários escritos. 44 ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
MORICONI, I. Os cem melhores contos do século XX. São Paulo: Editora Objetiva, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.