Possibilidades metodológicas para um ensino (crítico!) de História no ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino de história; PCN, História oral; História local; História em quadrinhos.

Resumo

Frente à necessidade de se pensar em abordagens metodológicas diversificadas para um ensino de História mais interessante, cooperativo e colaborativo entre discentes, este artigo busca pensar na utilização das Histórias Local, Oral, Histórias em Quadrinhos (HQs) e na abordagem das questões afro-brasileiras para o Ensino Fundamental com o objetivo de obter uma abordagem crítica, embasada e referenciada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Recomenda-se uma série de abordagens metodológicas existentes nos PCNs, mas também as exemplifica e demostra formas de inseri-las no cotidiano escolar. Seu objetivo principal é trazer novas possibilidades e pensamentos para uma prática docente interessante e crítica, enriquecendo o empoderamento dos sujeitos por meio de suas próprias realidades e contextos.

Biografia do Autor

Tassio Acosta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

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Publicado

2019-07-12