O palhaço, de Selton Mello, e a discussão do eu frente à construção da narrativa do sujeito
Palavras-chave:
Identidade; Narrativa fílmica; Cinema brasileiro.Resumo
O presente estudo aborda uma reflexão sobre as possibilidades que o cinema traz na discussão acerca da identidade do sujeito. As identidades, ao longo de um processo evolutivo, mostraram-se instáveis, visto a evolução do mundo e as inúmeras possibilidades que ele trouxe. Observada tais proposições, tomou-se como escopo de análise o filme brasileiro O Palhaço (2011), de Selton Mello. A narrativa fílmica conta a história de Benjamin, um palhaço circense que, descontente com seu modo de vida e sem se encontrar como alguém da sociedade, busca uma nova identidade. Essa busca, no filme, é representada pela sua saída da trupe circense, pela expedição do documento físico de identidade e pelo anseio em comprar um ventilador. É nesse envolto que o trabalho discute as relações de construção de identidade do sujeito, pautado, principalmente, nos apontamentos de Bauman (2005) e Hall (2005; 2008).
Referências
ANDRADE, V. S; DERING, R. O. Perspectivas de História e ficção: uma leitura do filme as Melhores coisas do mundo. Revista Litteris, n.11, mar/jun, 2013.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005
CAMPOS, R. Imagem e tecnologia visual em pesquisa social: tendências e desafios. In MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Processo e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.
CARRIÉRE, J. C. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina. Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
DERING, R. O.; FILETTI, E. As novas mídias e as práticas educativas: literatura e cinema em ambiente escolar. Revista de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v.4, n.2, 2013, pp. 246-257.
DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FERRO, M. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
GONZÁLES, M. I.; GROSSO, M. Instrumentos de la crítica narrativa: una introducción al análisis de textos literarios. Buenos Aires: Colihue, 2013.
HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Empório do Livro, 2005.
_______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
HOBSBAWM, E. J: Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia Letras, 1999.
MELLO, S. O palhaço. Direção: Selton Mello. Produção: Vania Catani Bananeira Filmes. Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicatto. Rio de Janeiro: Globo Filmes. 1 DVD (90 min), Widescreen, Color. Produzido por Globo Filmes, Distribuído por Imagem Filmes. 2011.
MOITA-LOPES, L. P. Socioconstrucionismo: discurso e identidades sociais. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.
MONTES, S. S. A identidade do sujeito na pós-modernidade: algumas reflexões. Revista Fórum Identidades. Itabaiana, ano 6, v. 12, jul/dez, 2012, pp.162-167.
SANTOS; G. C.; DERING, R. O. O cinema como produtor de conhecimento em sala de aula. In. Skrsypcsak, D.; Schütz, J. A. Debates contemporâneos em educação. São Paulo: Dialogar, 2018.
STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Trad. Marie-Anne Kremer e Glaucia Renato Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.