Estratégias discursivas: um recorte dialógico da aula

Autores

Palavras-chave:

Compreensão responsiva; Dialogismo; Produção textual.

Resumo

Este artigo objetiva compreender como se constituem as interações na aula de produção textual e a natureza das réplicas nos enunciados de professor e alunos conformados com o uso dos gêneros de ensino. Essa discussão está fundamentada na teoria dialógica de Bakhtin (1981, 1997), da qual enquadramos a noção de compreensão responsiva, conformando-a na Linguística Aplicada. Para a análise do corpus, utilizamos a observação participante, gravação em vídeo e atividades do livro didático: “Português: Linguagens - v. 3” (CEREJA E MAGALHÃES, 2012), bem como outras tarefas escolares aplicadas pela professora. Os resultados evidenciaram a presença de enunciados reiterativos que se revelam como estratégias replicantes constitutivas dos movimentos dialógicos.

Biografia do Autor

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente Plena na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLEd/CNPq).

Islene dos Santos Roque Benevides, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Referências

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Publicado

2019-07-12